domingo, 7 de julho de 2013

TEATRO VILA VELHA - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Av. Sete de Setembro (Campo Grande) - Salvador / Bahia
CEP 40.060_000 - Telefone: (0xx)71 3336-1384
Teatro Vila Velha esta fazendo 45 anos de existência. Deixe-me contar para você... No verão do ano de 1959, alguns alunos da primeira turma a ser graduada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia resolvem esquentar a temperatura teatral baiana: rompem com a direção da escola, recusam a graduação e, liderados pelo professor João Augusto, também dissidente, formam a primeira companhia teatral profissional da Bahia: a Companhia Teatro dos Novos.
Projeto arquitetônico de Sílvio Robato, que transformou um galpão em teatro, adequando-o ao espaço cedido pelo governo do Estado no Passeio Público, foi a concretização do sonho daqueles jovens: o primeiro teatro independente da Bahia. Já no primeiro dia de sua abertura oficial, o espaço reuniu artistas, intelectuais, políticos e amigos num coquetel, onde foi reconhecido como de utilidade pública.
Foi reformado tem uns 10 anos, e atualmente são mais de 100 pessoas, entre artistas e funcionários, que mantem essa usina de cultura viva.
O teatro é constituído: Sala Principal, onde se apresentam os grandes espetacúlos; Cabaré Café, com um pequeno palco entre mesas e cadeiras para abrigar 90 pessoas; Sala JoãoAugusto, sala de ensaio do teatro, com paredes espelhadas e sonorização; Sala Dois, outra sala de ensaio para abrigar oficinas e workshops e Foyer, para receber o público e exposições.