quinta-feira, 11 de julho de 2013

POR FALAR EM ITÁLIA... CATEDRAL DO DUOMO – FLORENÇA

Florença, capital da região da Toscana (Itália) é considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo, somente estando lá é que se entende isso.  Ver as obras dos pintores e escultores florentinos da pré-renascença e da renascença é algo inenarravel. 
A Basílica di Santa Maria del Fiore é a catedral, ou Duomo, da Arquidiocese da Igreja Católica Romana de Florença. Famosa pela sua monumental domo (ou cúpula) - obra do celebre arquiteto renascentista Brunelleschi - e pelo campanário, de Giotto, é uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana, considerada de fundamenal importância para a História da Arquitetura, registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV.
Seu nome (cuja tradução é Santa Maria da Flor) parece referir-se ao lilium, símbolo de Florença, documento do Século XV, por outro lado, informa que “flor”,  se refere a Cristo.
O Duomo de Florença levou seis séculos para ficar pronto. O projeto inicial elaborado pelo arquiteto Arnolfo di Cambio no final do século XIII, sua fachada foi concluída no século XIX. Durante esse período foram feitas várias intervenções estruturais e decorativas no exterior e interior que enriqueceram o monumento, entre elas a construção de duas sacristias e a execução de esculturas e afrescos por Paolo Uccello, Andrea del Castagno, Giorgio Vasari e Federico Zuccari, autor do Juízo Final no interior da cúpula.
Situada no centro histórico de Florença.














PESQUISA NA INTERNET.