sábado, 27 de julho de 2013

ARQUITETANDO COM THELMA: ARMÁRIO SOB MEDIDA

Encomendar armários sob medida é boa pedida para quem pretende levar uma vida mais organizada. Sabendo suas necessidades, o arquiteto fará o projeto para ser orçado por um marceneiro ou uma loja especializada em armários. As peças tem que se ajustar à sua rotina e ser funcional para com seus hábitos.
Na hora dos armários avalie o que você precisa guardar. Faça um inventário de todas as suas roupas, calçados e acessórios para calcular o espaço real de que necessita.
No caso das roupas, uma fórmula eficiente é calcular quantos metros se tem de suporte para cabides no antigo guarda-roupa. Acresça mais uns 10 cm e terá o tamanho ideal para seu novo móvel. Também é importante pensar em como você gosta de guardar suas coisas, pois seus hábitos vão determinar a configuração do armário.

No entanto, existem algumas regras básicas:
- Todo armário para usar ternos tem de ter profundidade de 60 cm, por causa das ombreiras, para não machuca-las. Se houver portas de correr, os trilhos aumentam essa medida em 4 cm, em média. Mas esse tipo de porta é ótimo para economizar o espaço frontal.
- Se a opção for por portas do tipo camarão, considere que elas roubam espaço interno nas laterais, onde as folhas ficam recolhidas, embora permitam ver todo o armário por dentro. Ainda falando em portas, se a opção for por portas de vidro, saiba que o armário deverá estar sempre muito bem arrumado.
Medidas do seu guarda-roupa: distância entre os cabides: 5 a 10 cm para camisas e 20 cm para paletósAltura do cabideiro:1,10 m do piso. (Os pneumáticos, com alavanca, podem ficar mais mais altos).
(As penteadeiras estão na moda de novo e são uma excelente solução para quem tem pouco espaço no sanitário e adora maquiagem, chapinha e escova).
Calceiro deve ter 85 cm de altura. O nicho para vestidos e casacos longos: 1,65 m de altura. Um módulo para camisetas e malhas deve ter cerca de 45 cm de profundidade. Sapatos ficam em bandejas deslizantes com 15 cm de profundidade. Gavetas para camisas têm 12 cm de altura.Gavetas para camisetas, roupas íntimas e pijamas têm 17cm de altura.

(Se preferir prateleiras, opte pelas ajustáveis, que podem subir e descer de acordo com o número de peças). Malas ou edredons ficam no alto do armário, em nichos de 45 cm de altura. (Essa medida pode variar de acordo com o pé-direito).