segunda-feira, 29 de julho de 2013

MUSEU OSCAR NIEMEYER - CURITIBA (PARANÁ)

Fica na rua Marechal Hermes, 999 (Centro Cívico), em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu famoso projetista. Erguido em sete meses no ano de 2003, é um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café, elevadores e espaços de lazer.
O projeto (é claro) foi do arquiteto Oscar Niemeyer, que aproveitou as instalações de uma antiga escola, que também era um projeto seu de 1967. A estrutura externa, que lembra um grande olho, impressiona pelas formas. É uma edificação, anexada à já existente, com 70 metros de comprimento, 30 de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura. Uma passagem subterrânea faz a ligação entre os dois prédios.
Pretende-se implantar, nas instalações do Museu Oscar Niemeyer, um programa de educação artística, com oficinas para o público, ateliês de restauro, centro de documentação e material de apoio para cursos e simpósios.
Desenho arrojado da arquitetura de Oscar Niemeyer. A edificação externa lembra um olho humano onde está instalado o Grande Salão da Torre. Atrás dela, salões retangulares também expõem obras de arte.
Interior do "Olho" do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Visão externa do Museu, com entrada pela rua Marechal Hermes, Centro Cívico.
Painel de Niemeyer no verso da torre de sustentação de 21 metros do "Olho" do Museu Oscar Niemeyer.

Salão subterrâneo com imagens de obras de Oscar Niemeyer.
Temas diversificados em obras de arte são expostos em vários salões do Museu Oscar Niemeyer. A área externa também conta com espaços para exposições.