sexta-feira, 26 de julho de 2013

MUSEU DO LOUVRE ABU DHABI - JEAN NOUVEL

O projeto de criar uma espécie de filial do Louvre em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, gerou grande polêmica na França recentemente. O Museu Louvre Abu Dhabi, ínicio da obra previsto para o final deste ano e a conclusão em 2012/2013. Projeto do arquiteto françês Jean Nouvel, prêmio Pritzker, o ‘Nobel’ da arquitetura. Nouvel que com 62 anos tem uma carreira de fazer inveja a qualquer profissional da área pela vasta abrangência de temas e locais, ele é hoje talvez um dos maiores ‘Starquitetos’ atuantes.
O trânsito de obras de arte pelo mundo está gerando novos moldes institucionais de intercâmbio, esse museu deverá organizar exposições temporárias com empréstimos da "matriz" em Paris e de diversos outros museus franceses, entre os quais o Centro Georges Pompidou – um projeto programado para durar 20 anos.

Os defensores se entusiasmam com uma nova era da cooperação cultural e consideram o projeto uma iniciativa pioneira na globalização dos acervos de arte.

Os críticos reclamam da "liquidação" da cultura francesa, da comercialização dos museus e da destruição de uma rede estável de empréstimos recíprocos entre as instituições. Afinal, as 200 ou 300 obras a serem expostas em Abu Dhabi num sistema de rotação não poderão mais ser emprestadas por outros museus durante o período em questão.
O crescente interesse pela mobilidade das obras de arte ainda deverá gerar muitos conflitos semelhantes, levando a se pensar no forte vínculo cultural e afetivo com patrimônios artísticos.