segunda-feira, 22 de julho de 2013

OS CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR UM APARTAMENTO NOVO

O mercado imobiliário está de portas abertas para você. Antes de aceitar o convite, siga as dicas.
Veja quais os seus sonhos de moradia: uma sala integrada à cozinha para encontros gastronômicos, um home theater de dar inveja a diretor de cinema ou até um sanitário com uma banheira de casal para noites ou dias calientes. A localização, a distribuição dos ambientes e também outros fatores pessoais devem influenciar na sua decisão.
Apartamentos novos, na planta ou os usados atraem públicos com objetivos diferentes.
Nos imóveis antigos, o espaço generoso e as janelas amplas contam pontos a favor, porém a área de lazer é menos atraente, faltam vagas de garagem e dificilmente dá para escapar de uma reforma.
Em empreendimentos recém-lançados, é possível fazer poucas alterações para deixar o imóvel com seu jeito de viver e a área comum funciona como clube.
Em lançamentos ao comprar o imóvel na planta é possível personalizar o layout e os acabamentos confirme a necessidade, não esquecendo que mudando a planta durante a construção, significa acréscimo no valor do imóvel. E é imprescindível saber o histórico da empresa, se é confiável e cumpre prazos. Caso a entrega do prédio atrase demais, isso atrapalha sua programação.
Para não perder o foco em meio a um universo de ofertas, defina os critérios de escolha e priorize (tarefa fundamental). O que é mais importante: o bairro? A área de lazer do empreendimento? os materiais de acabamento da área útil?


Atenção às taxas de financiamento
Para quem não pode pagar o imóvel à vista, a aprovação de um financiamento bancário ou diretamente com a construtora está cada vez mais simples. Mas preste atenção nas condições do contrato. No financiamento com a construtora, as taxas de juros são normalmente de 12% ao ano, corrigidos pelo IGP-M, índice baseado na inflação do período. Os bancos também cobram esse valor, porém, em alguns casos, incluem taxas administrativas e seguro. A seguir, dois exemplos que mostram que, quanto maior o prazo de financiamento, maior o valor pago pelo imóvel: um financiamento de 15 anos (180 meses) tem uma prestação mensal de cerca de 1,6% do valor do empréstimo. Isso significa que no final você pagará 190% além do valor financiado. Em um financiamento de cinco anos (60 meses), a prestação será 2,5% do valor do empréstimo, No fim, você terá pago 50% além do valor.


A sedução das áreas de lazer

O trânsito e a falta de segurança nas grandes cidades estão entre as justificativas para o surgimento dos condomínios com áreas de lazer completas - os moradores poupam tempo de deslocamento e se expõem menos a riscos. Para as construtoras, a quantidade de itens é mais um fator de sedução.

Você quer mesmo morar em um clube?
A manutenção da piscina, da academia de ginástica e do espaço gourmet inevitavelmente pesam no valor do condomínio. Por isso, antes de se decidir por um empreendimento com estrutura completa de lazer, reflita se você quer mesmo tantas opções. Elas são um diferencial apenas para pessoas dispostas a conviver mais intensamente com os vizinhos e a desfrutar da área comum do prédio.