segunda-feira, 8 de julho de 2013

MUSEU DE ARTE CONTEMPORANEA DE NITEROI (RJ) - BRASIL

Com um nome que em tupi-guarani significa “água oculta”, Niterói, que dista 18 km da cidade do Rio de Janeiro (Brasil), faz o contrário do que o nome diz com suas belezas naturais: as expõem no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, ínicio da obra em 1991 e inaugurado em 1996.
Foi construído no Mirante de Boa Viagem, o museu oferece uma das mais belas vistas da cidade, que alcança o Pão de Açúcar e o Corcovado do outro lado da Baía de Guanabara, que separa a cidade da capital carioca.
O primeiro piso é ocupado pela recepção e por toda a área administrativa do MAC-Niterói. O Salão de Exposições - com 1000m² de área - fica no segundo piso, por onde se tem acesso à varanda panorâmica e aos seus 360 graus de céu e mar, emoldurados pelas montanhas da Baía de Guanabara. O mezanino, sobre o salão principal, circunda todo o interior do museu e é compartimentado em seis salas menores. Tanto a varanda panorâmica quanto o mezanino também são reservados a exposições. No subsolo estão localizadas zonas de armazém, uma plataforma elevatória para o transporte de obras de arte para o salão de exposições, as instalações de equipamentos técnicos, o bar, o restaurante e um auditório com capacidade para 60 pessoas, onde são realizadas palestras e conferências.
O MAC-Niterói está plantado numa praça aberta de 2.500m², toda em placas de betão. Fiel às características modernistas, Oscar Niemeyer não deixou que pequenos elementos interferissem na unidade de sua obra.
As intervenções no exterior são o espelho d'água, na base do museu, criando a ilusão de ausência de peso, e um relvado separando a praça das escarpas do Mirante da Boa Viagem.
É uma escultura, com 16 metros de altura e 50 de diâmetro, o MAC de Niterói conta com três pavimentos elevados e um subterrâneo. Uma grande rampa externa em betão vermelho conduz o visitante através de curvas livres no espaço às duas entradas distintas dos pavimentos superiores.
A arquiteta Anna Maria Niemeyer foi responsável pelo projeto de decoração e mobilário. O projeto de infraestrutura foi da responsabilidade do Eng. Bruno Contarini. Os projetos de iluminação ambiental e de iluminação monumental foram da autoria de Peter Gasper.
Externamente, o museu é iluminado por 36 faróis de avião, imersos no espelho d'água. A luz tangencial, de baixo para cima, causa ao observador a ilusão de que o edifício está suspenso, flutuando sobre o Mirante. Foram utilizadas técnicas de iluminação pública das mais modernas que existem no mundo.
Confira no site do MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niteroi) a progamação e maiores informações: http://www.macniteroi.com.br/