segunda-feira, 15 de julho de 2013

ESCOLA EM RUDRAPUR - DINAJPUR (BANGLADESH)

Essa escola primária foi construída artezanalmente em quatro meses, projeto dos arquitetos *Anna Heringer (Áustria) e *Eike Roswag (Alemanha), ganhadores do Prêmio Aga Khan de Arquitetura em 2007.

A escola faz parte do METI (Modern Education and Training Institute), setor da *ONG Dipshikha, de Bangladesh, focada no auxílio às crianças, para que desenvolvam seus próprios potenciais e os utilizem de maneira criativa. Essa edificação segue os mesmos princípios da ONG, revelando o melhor dos materiais locais e combinando-os criativamente com técnicas avançadas de construção.
Situada em Rudrapur, vila ao noroeste de Bangladesh, construída pelos arquitetos, artesãos locais, alunos, pais e professores, utilizando métodos e materiais de construção tradicionais, mas os empregando de maneiras novas.
Os arquitetos fizeram todos os esforços para incorporar, ao projeto, os conhecimentos dos artesãos locais, ajudando-os a refinar os processos e a aprender novas técnicas que poderiam, posteriormente, utilizar para melhorar o padrão geral das habitações rurais.

Materiais naturais da região, tais como a argila e a palha, são combinados com elementos mais leves, como varas de bambu e cordas de nylon, para modelar uma forma construtiva que, exemplarmente, dê sustentabilidade ao ato de construir.

Com dois andares, materiais da própria terra (argila e palha), combinados com varas de bambu e cordas de nylon, dá leveza e sustentabilidade à construção.

Área construída: 325 m²; Execução da obra: setembro a dezembro de 2005; Inauguração: dezembro de 2005; Custo da obra: US$ 22.835.
É um edifício que cria espaços coletivos humanos, bem iluminados, belos, ambientes informais e cheios de significado para o aprendizado, desta maneira enriquecendo a vida das crianças às quais ela serve.
Essa solução não é reaplicável em outras partes do mundo islâmico, uma vez que as condições locais variam. Mas, permite que novas soluções projetuais emerjam de um conhecimento aprofundado do contexto e dos métodos construtivos locais, fornecendo um novo e esperançoso modelo para a construção sustentável no mundo.


ESCLARECIMENTOS ARQUITETANDO COM THELMA:
1. *ONG Dipshikha (Sociedade de Educação Informal, Pesquisa e Treinamento para o Desenvolvimento da Habitação), organização bengali de desenvolvimento, formatada para encorajar a autonomia de comunidades, nas áreas rurais de Bangladesh, através do desenvolvimento sustentável.

2. *Anna Heringer fez Arquitetura na Universidade de Artes da cidade de Linz (Áustria). Desde 2004, mantém, nessa universidade, atividades permanentes de conferencista e a Gerência de Projetos da BASE (Habitat / Architekturkonzepte). Iniciou doutorado na Universidade Técnica de Munique (2006), sobre as estratégias de construção sustentável no nordeste de Bangladesh. Exerce o cargo de Vice Diretora da Shanti, sociedade teuto-bengali que tem como objetivo organizar programas de intercâmbio (troca de profissionais voluntários entre os dois países), fundada em 1983.

3. *Eike Roswag fez Arquitetura na Universidade Técnica de Berlim (2000). Desenvolveu trabalhos como consultor freelancer. Ingressou na ZRS Architects & Engineers (2003) para projetar e construir uma variedade de obras, usando a terra como material de construção. Em 2006, se integrou ao quadro técnico da Universidade Técnica de Berlim e fundou a empresa Roswag & Jankowski Architects Partnership.