segunda-feira, 19 de julho de 2010

TORRE DAS OLIMPÍADAS DE 2016 - RIO DE JANEIRO (BRASIL)..

Solar City Tower
Essa estrutura vertical localizada na ilha de Cotonduba, vai ter a função de torre de observação e vai se tornar no símbolo de boas-vindas para quem chegar na cidade por via aérea ou marítima, já que a cidade será anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016.
Projeto do escritório RAFAA, com sede em Zurique (Suíça).
Tem capacidade de gerar energia para a aldeia olímpica e para parte da cidade do Rio de Janeiro (Brasil), já que  sua concepção permite aproveitar a energia solar diurna através de painés localizados ao nível do solo, e a energia em excesso produzida é canalizada para bombear água do mar pelo interior da torre, produzindo um efeito de queda de água no exterior. Esta água é reaproveitada também através de turbinas para produzir energia durante a noite.
A Solar City Tower tem anfiteatro, auditório, cafetaria e lojas que são acessíveis no piso térreo, a partir do qual se tem acesso ao elevador público que conduzirá os visitantes a vários observatórios, assim como a uma plataforma retrátil para a prática de bungee jumping.

Do cimo da torre é possível apreciar a paisagem que circunda a ilha, bem como a queda de água gerada por todo o sistema que integra a Solar City Tower, tornando-a num ponto de referência dos Jogos Olímpicos de 2016 e da cidade do Rio de Janeiro.
Fotos e texto recebido por e-mail.