quarta-feira, 28 de julho de 2010

BIBLIOTECA PARQUE ESPAÑA DE MEDELÍN - MEDELÍN (COLOMBIA)

A Biblioteca Parque Espanha de Medelin, fica no bairro de Santo Domingo Savio, Medellín - Colombia. Vamos conhece-la? O projeto é do arquiteto colombiano Giancarlo Mazzanti e colaboradores: Andres Sarmiento, Juan Manuel Gil, Pantoja Freddy, Camilo Mora, Pedro Sia, Piña Alejandro, Iván Ucros, Gustavo Vasquez. Construída no ano de 2007, com uma área útil de 5.500 m2. É um ícone para a cidade.


O projeto foi implantado no alto de uma colina, com fachadas em pedras facetadas (ardósia preta), tem três blocos: biblioteca; centro comunitário e um centro cultural. Entre os volumes uma plataforma que serve como uma praça pública e mirante para a cidade.
O sistema estrutural de concreto armado, onde os pórticos sustentam as ripas da fachada. Cada módulo é estruturalmente independente da plataforma, a plataforma é levantada em uma grade de colunas de aço preenchidos com concreto e muro em pedra e concreto na contenção da encosta. O acesso para a biblioteca é feito por teleférico.
Foi vencedor do concurso realizado em 2005, e o projeto também foi premiado na Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, de Lisboa.


O autor do projeto ganhou também o Prêmio Mundial de Arquitetura Sustentável.

Na América Latina, a Colômbia é a pioneira em utilizar o espaço em favelas como política de desenvolvimento humano. Medelín é uma região marcada pelo narcotráfico e pela violência, fatores determinantes para o alto índice de pobreza que envolve a cidade que oferece muito pouca oportunidade para a maioria de sua população.
Com o funcionamento das cinco parques bibliotecas – uma biblioteca com um parque para que os leitores usufruam da leitura ao ar livre – foi dada a largada para que a cidade se livre da má fama. Cada parque biblioteca representa um raio de esperança que se abre.
A construção dos modernos edifícios que promovem educação, recreação e cultura na cidade custaram US$ 27 milhões.
                             
Chamadas de parques bibliotecas porque além dos livros para leitura e materiais áudio visuais, funcionam como centros comunitários oferecendo treinamento empresarial gratuito, instrução cívica, construção da memória coletiva, atividades que estimulam a criatividade, auditório, galeria de arte, área de jogos para crianças, laboratórios de informática e, uma área externa onde os visitantes podem relaxar.

Este trabalho é parte de uma rede projetos iniciados em 2006, procurando recuperar as áreas pobres da cidade. O espaço público construído para trazer educação e melhorar as condições de vida nos bairros periferícos.