segunda-feira, 12 de julho de 2010

BUCKMINSTER FULLER E AS CÚPULAS GEODÉSICAS

Richard Buckminster Fuller (1895 - 1983), nasceu em Massachusetts (EUA) foi arquiteto, designer, inventor e escritor. Inventou, entre outras coisas, as Cúpulas Geodésicas, atualmente chamadas de biosferas.
                          
A primeira imagem que me vem a cabeça quando lembro do meu primeiro dia na Faculdade de Arquitetura da UFBA , é da cúpula geodesica ao fundo da escola que me deixou encantada. Amor à primeira vista. Esse homem inspirou meio mundo: hippies; os criadores do Vale do Silício e da revolução dos Computadores. Editou revistas e livros. É lido por ambientalismo, criou termos como "espaçonave Terra".  Inspirou arquitetos, engenheiros, tecnocratas, físicos quânticos e recebeu de Harvard o título de "poeta". Pesquisem e leiam sobre ele, vale a pena, afinal, foi um dos mais influentes teóricos do nosso século.
Aqui nessa postagem mostro fotos do Pavilhão norte -americano da Exposição Mundial de 1967 (Ilha de Santa Helena, Montreal, Quebec, Canadá) projetada por Bucky Fuller. As cúpulas que tem uma resistência  extraordinária, o que se deve ao formato esférico, e aos triângulos que compõe sua estrutura. Qualquer força aplicada  no domo se distribui igualmente até sua base, assim como os arcos na engenharia e na arquitetura. As cúpulas podem ser construídas com todo tipo de material, do bambu até os tirantes de fibras de aço  carbono. O domo pode ser feito em qualquer tamanho, desde que o tamanho das suas barras sejam calculadas corretamente. Esta estrutura foi usada, por exemplo, na construção de algumas estações de radar do Sistema de alarme à distancia (DEW line) mantido pelos Estados Unidos e pelo Canadá.