sábado, 31 de julho de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - VERMELHO PAIXÃO NA DECORAÇÃO

PERGUNTA POR E-MAIL DE LAURA HOLMES:
" - Amo a cor vermelho, acho que tem tudo haver comigo, sou passional, extremamente agitada e quente. Como estou amando muito e em breve vamos morar juntos, quero decorar nossa casa no tom da paixão... O que você acha? Mande algumas boas dicas... Beijinhos. - "
RESPOSTA:
" - O vermelho realmente é uma cor cheia de personalidade e energias positivas. Confere calor e aconchego, mas pode ser romântico e sensual. Você  pode usar o vermelho para criar ambientes diversos: jovial (quarto de adolescente com listras vermelhas e brancas);  elegante (sala de jantar com motivos clássicos em preto e vermelho). Então, antes de pintando o sete com a cor vermelha, saiba que tipo de ambiente pretende conseguir com a utilização do tom.
Existe uma gama variada de vermelho na palheta de cores – vai dos tons mais frescos (vermelho tijolo ou cereja), até os quentões (escarlate ou bordeaux), mas, sempre haverá o tom perfeito para o seu espaço.
O vermelho combina com inúmeras cores: com o verde se associa a decoração de natal; com azul e branco o ambiente fica com inspiração náutica; com laranja e castanho cria um look aconchegante; com cinzento e marfim o clima do ambiente ganha ares contemporâneo; com bege e amarelo o clima vai para o rústico.
Pinte apenas uma das paredes do espaço em vermelho, a não ser que o espaço seja amplo, para que a sensação do espaço não fique pequeno. Ou então,  pinte apenas a coluna da churrasqueira ou o espaço que acompanha as escadas até o primeiro andar, o efeito será sedutor, criando um novo ponto de interesse.
Para definir o ambiente, use pequenos objetos em vermelho – vasos, esculturas, arte, almofadas – dá um tom e não sobrecarrega o espaço. E mesmo com esses pequenos artigos, o vermelho causa impacto.
                      

Fique atenta por que a cor vermelha é muito energética e vibrante, podendo causar excitação e nervosismo quando usado em excesso nos ambientes. Em doses pequenas, traz  glamour e exotismo. Em demasia, cai para a vulgaridade.
Guardanapos


Toalha, guardanapos e velas

Guardanapo e velas para arranjo de mesa

Evite pintar de vermelho as paredes da sala de jantar, pois a hora de comer deve ser tranquila. Use a cor em detalhes que ficam ocultos na hora de comer, como o assento das cadeiras ou o tapete.
                       
No Feng Shui o vermelho é uma das cores que é associada ao fogo, à ambição e ao sucesso profissional, a cor perfeita para decorar um escritório. Essa cor também ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com cuidado e em pequenas doses, pois é excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.                          
Se as estantes forem vazadas, pinte a parede onde estão encostadas num bonito tom vermelho encarnado, fica clean. Ou então, ao invés de pintura, que tal incorporar o vermelho numa das paredes da casa de forma criativa: utilizando autocolantes, stencils ou papel de parede.
A decoração com tecidos (colchas, pufs, almofadas, capas de sofá) em tons de vermelho liso ou não é a forma simples de adicionar esta cor ao espaço, sem exageros. Ao escolher têxteis com padrões e motivos vermelhos, pode manter o resto do ambiente neutro, de forma a criar um contraste harmonioso.
Para causar apenas impacto pondere a hipótese de um sofá vermelho, duas poltronas estofadas com tecido encarnado, puf vermelho vivo ou então cadeiras de cozinha na cor  cereja. Essas peças serão o foco central de qualquer espaço, por isso, as tonalidades utilizadas no resto da decoração devem ser discretas.
Pintar a porta de entrada em vermelho é uma forma muito elegante de dar as boas vindas a quem chega.  






A cozinha, com alguns azulejos vermelhos ou uma placa anti-salpicos encarnada ganhará um ar “picante”. Pode escolher armários vermelhos ou então em dois tons, os de cima podem ser brancos e os de baixo vermelhos, ou vice versa.

(Cuidado, parece que esta cor aguça o apetite)




Na cromoterapia é indicada para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade.
Pode incluir no sanitário o vermelho, quer através de azulejos, papel de parede, acessórios como tapetes ou toalhas de banho.
Espero que tenha sido esclarecido suas dúvidas, só me resta lhe desejar boa sorte! - "

Pesquisa feita na internet.