segunda-feira, 26 de julho de 2010

BIBLIOTECA FEITA DE CAIXA DE CERVEJA RECICLADA - MAGDEBURG / ALEMANHA

A população da cidade de Magdeburg (Alemanha) construiu uma bibilioteca na região central da cidade por conta própria, com mil caixas recicladas de cerveja, contando com a ajuda, é claro, escritório de arquitetura Karo Architekten.
O projeto começou com a reação da população ao fechamento da biblioteca do bairro, junto com o alto desemprego e muitos imóveis desocupados pela decadência da área.
Com muita área ao ar livre, espaço para o teatro a céu aberto, para leituras, apresentações cênicas em geral e música. Não existe carteira, nem multas por atraso e nem limite de empréstimos por usuário e a coleção está disponível 24 horas por dia. Os moradores chamam a idéia de “biblioteca de confiança”. Os usuários são incentivados a substituir um empréstimo com uma doação. A equipe é composta por voluntários.

Os moradores do bairro coletaram 20 mil livros, levantaram fundos, fizeram pedidos de subvenção e, o governo (ao ver a dedicação da população) garantiu verbas para a manutenção permanente da biblioteca.

Muito bom ver uma comunidade tomando as rédeas de seu destino sem esperar que o governo ou uma entidade mitológica faça isso por elas.

Pesquisa feita na internet.