quarta-feira, 7 de julho de 2010

EDIFÍCIO SEDE DA UNESCO PARIS - FRANÇA - ARQUITETO MARCEL BREUER

Conheça o Edíficio da Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ), organismo especializado do sistema das Nações Unidas, fundada em 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. O edificio de sua sede em Paris, França, foi projetado pelos arquitetoMarcel Breuer, Bernard Zehrfuss e Pier Luigi Nerv, representando estilo da arquitetura da década de 1950.
Caminhando em direção ao centro do 7ème, temos o Champ de Mars, depois a Ecole Militaire e, atrás desta escola, a sede da Unesco. Um dos raros exemplos de arquitetura contemporânea em Paris.

A sede é composta por várias construções, entrar na Unesco é complicado por questões de segurança, mas pode marcar uma hora para visitar esta instituição, vale a pena.

O plano é "Y" , colocando uma curva na laje e criando os escritórios da janela; o pilotis simplesmente iniciar, dividido em forma de árvore popularizado pela UNESCO. O primeiro andar pode ser usado como um corredor, ao invés de apenas uma passagem entre os troncos.
O prédio foi construído em 1958.






Veja o conjunto formado pelos prédios da Unesco.
 Com muitas obras de arte como essa de Erik Reitzel

Calder.

Picasso.
Giacometti.
Oferece visitações gratuitas, de segunda a sexta, de 9:30 ás 12:30hs e das 14 ás 17:00hs.
Página oficial: www.unesco.org


O croqui azul mostra o prédio principal.

Marcel Breuer - Designer e arquiteto húngaro (1902, Fünfkirchen (hoje Pécs) - 1981, Nova York) - Desenhou os móveis baseados em tubos de aço, são alguns dos produtos mais conhecidos da Bauhaus de Dassau, de cuja oficina de móveis tomou conta a partir de 1925. Como arquiteto iniciou-se em 1928 em Berlim. Tornou-se um dos principais representantes da "nova objetividade". Em 1935 emigrou para Londres e posteriormente para os Estados Unidos, obtendo a nacionalidade norte-americana. O edifício da Unesco em Paris (1958) e o Whitney Museum de Nova York (1966) são as suas obras mais conhecidas, realizadas em colaboração com outros arquitetos.