Vamos ao "Bar Surya" (nome dado em homenagem ao Deus do Sol Hindu), primeira casa noturna ecológica do mundo, fica no bairro de King´s Cross, Londres (Inglaterra), onde o lema é o slogan "Dance para salvar o mundo". 60% da eletricidade que movimenta o local é gerada a partir da agitação dos baladeiros, que quando dançam pressionam geradores instalados na pista (tecnologia chamada de piezoelétrica, onde cristais de quartzo e cerâmica produzem energia quando são pressionados). Os outros 40% vem de uma turbina eólica e painéis de energia solar. Caso a produção supere a necessidade, o resto é distribuído para residências da região.
Bar projetado para colaborar com a preservação do meio ambiente: iluminação de baixa voltagem; vinho orgânico; sistema de reaproveitamento da água da chuva é usado nos banheiros; copos de policarbonato (os materiais em vidro, plástico, metal e papel são reciclados). Decoração do bar também segue ditames ecológicos: mesas feitas de revistas; paredes decoradas com telefones antigos e até uma banheira deu origem ao sofá.
Entrada gratuita para quem comprovar que chegou lá andando, de bicicleta ou por meio do transporte público. Quem for de carro, poluindo as ruas de Londres, tem de pagar 10 libras para entrar. E, quem entra, é obrigado a assinar um manifesto com dez princípios contra o devastamento e a destruição do planeta.
156 Pentonville Road - London N1 9JL, United Kingdom
Pesquisa feita na internet.