domingo, 31 de outubro de 2010

CASA PIA E COLÉGIO DOS ORFÃOS DE SÃO JOAQUIM - SALVADOR - BAHIA / BRASIL

A Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, ex-Noviciado da Anunciada da Jequitaia, sito na parte baixa de Salvador (Bahia - Brasil), no sopé da Montanha, na antiga freguesia do Pilar, bairro da Calçada, na Avenida Frederico Pontes. O mar já chegou na sua frente e a ligação com a cidade se fazia por barco. Após vários aterros o monumento está hoje afastado do mar, tendo à sua frente uma praçinha.
Construção desenvolvida em torno a um imenso claustro. Capela toda dourada, com 3 altares à romana, com o zimbório na capela-mor, que a faz claríssima, lajeada de cantaria européia. No teto vê-se uma pintura do renomado artista baiano, José Teófilo de Jesus, retratando S.Pedro de Alcântara, o Ângelo Custódio do Império com a mão sobre a coroa imperial, a senhora, a Santíssima Trindade, e alguns órfãos. No altar central estão as imagens de São Joaquim e dos quatro evangelistas. Ao lado estão a da Nossa Senhora da Anunciada e a de São Simão. A Igreja apresenta a nave paralela à fachada com um relógio de torre com corda para oito dias e algumas catacumbas dos jesuítas da Capela. Tenta conciliar a fachada de duas torres com a fachada romana de frontão clássico ladeado por volutas, flanqueada por corpos de construção em madeira. As janelas com frontões sem entablamento.
No pavimento térreo, no centro do edíficio, estão a Capela e suas dependências. Um refeitório, salas de aulas, que serviram até a primeira metade do século XIX para as oficinas de alfaiataria, marcenaria, tecelagem e tipografia.A cozinha, de mesa de pedra de cantaria fina, despensa, banheiro. No pavimento superior estão situadas as salas da Mesa administrativas, salão nobre (que possui mobília em jacarandá do século XIX), enfermaria, consultório dentário, rouparia, dormitório, sala de música, arquivo e corredores.
No ano de 1706 foi dada pelo rei a licença para construção,  em 1709 foi lançada a 1ª pedra. Em 1825 o orfanato é inaugurado e em 1826, José Teófilo de Jesus executa a pintura do teto da igreja. O projeto original foi remodelado pelo francês Charles Bellaville S. J. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artística Nacional, é considerado um dos maiores monumentos de arquitetura civil de Salvador, ocupa uma área de cerca 6.000 metros quadrados. Com a porta da Igreja no centro, duas laterais de entrada, oito janelas com grades de ferro no pavimento térreo e dezesseis no superior, largas e rasgadas com púlpitos de grades de ferro. Um pátio interno, o maior da cidade, com seus 2.112 metros quadros, para o qual os corredores deitam suas janelas, e no pavimento térreo também suas portas. O pátio por muito tempo, no século XIX, era destinado para exercícios de ginástica e recreio das crianças.
O instituto foi denominado Colégio dos Órfãos de São Joaquim, em homenagem ao Irmão Joaquim, instituidor dedicado de corpo e alma à filantropia, à educação e à instrução das crianças pobres. No início, na instituição havia apenas oficinas para cursos técnicos como sapateiro, pedreiro, eletricista, carpinteiro, ferreiro com o intuito de profissionalizar mão de obra e inserir menores no mercado de trabalho. Hoje, abriga escola nível primário com projetos para introduzir cursos de informática, hotelaria, garçom e cozinheiro. 

Pesquisa feita na internet.

TENHAM UMA EXCELENTE SEMANA

Coisas que a vida ensina...
(Artur da Távola)

Amor não se implora, não se pede e não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Tolerância é uma grande virtude... principalmente com quem amamos.
Animais são anjos disfarçados, 
mandados à terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros para você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, 
chaves que abrem portas para uma vida melhor.
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...

Paulo Alberto Moretzsonh Monteiro de Barros, usava como pseudônimo Artur da Távola, (Rio de Janeiro, 1936 —2008) - foi advogado, jornalista, radialista, escritor, professor, político brasileiro e apresentador de um programa de música erudita na TV Senado.

 Recebido por e-mail

sábado, 30 de outubro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - POLTRONAS DE TIRAR O FOLÊGO

PERGUNTA POR E-MAIL DE GRAÇA AMARÍLIO:
" - Olá... Navegando pela internet tive a grata surpresa de encontrar seu blog, então, aproveito para lhe pedir uma sugestão para minha casa, me envie fotos de poltronas de tirar o folêgo para decorar minha sala de estar, que sejam únicas e inovadoras. Obrigado pela atenção. - "
RESPOSTA:
" - Sempre falo que o conforto e design tem de estar casados  na hora de escolher os movéis da casa. As poltronas que você quer e que estão nas fotos abaixo são peças de alguns dos mais renomados designers. Se o bolso não é problema, sinta-se à vontade na hora da escolha. Boa sorte! - "


1. Da designer espanhola Patricia Urquiola, poltrona Smock. Grande, mas levinha, fica bem em qualquer ambiente (o desenho lembra uma cueca gigante). O preço é sob consulta e está à venda na Micasa.
 O preço é sob consulta e está à venda na Micasa.
 
*******************

2. Poltronas Dino de Wettstein para Maxidesign.
*******************

3. Poltrona em ferro batido, com o apoio moldados à mão (De Ciacci).

*******************

4. Poltrona "Disco Chair", de Kiwi & Pom

*******************

5. Poltrona "Fly Me to the Moon" Chair , projetada pelos noruegueses Sigurd Strom e Torstein Nilsen, ganhou o "Design Excellence Award de 2008". Elegante e minimalista, com pormenores requintados pode ser colocada numa sala exigente.


*******************

6. Veja a funcionalidade da "Still Rocking" faz bem o papel de uma long chair ou de uma simples poltrona apenas por sua simples rotação.
 

*******************

7. A multifuncional Porous Chair permite a conexão de plugs para aparelhos eletrônicos e é fabricada com material industrial reciclado.
                         


(MisoSoupDesign)

*******************

8. A C2C que pode ser tranformada de uma simples cadeira para uma long chair é montada através de finas placas de madeiras cuja produção é controlada por computador para minimizar perdas reduzindo o impacto ambiental.

*******************

9. Quem tem pouco espaço em casa e gosta de ter poucos móveis vai adorar essa criação do designer Jie-Jyun Lyu: uma cadeira formada por várias cadeiras.É uma cadeira/poltrona única, mas que possui várias cadeiras que funcionam tão bem quanto a original. Cada cadeira-almofada se torna uma almofada com encosto, muito confortável. São cerca de oito cadeiras-almofadas que formam o encosto da única peça e quando estão sendo utilizadas fazem com que a estrutura de metal seja usada como cabideiro.





Pesquisa feita na internet.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

L' ARC PARIS - PARIS (FRANÇA)

Projeto do estúdio "Prospect Design", O L´Arc Paris, localizado no Etoile, em frente ao Arco do Triunfo  (12 Rue de Presbourg, 75116 - Paris, França) é o lugar perfeito para fechar a noite em Paris em grande estilo.

Segue o conceito de dining club (fusão de restaurante, club e bar), e no bar tudo começa, com seu teto todo espelhado, e iluminação intimista forma um ambiente acolhedor, o bar ainda impressiona pela decoração retro-chic, que torna o lugar ideal para tomar uma champagne, sentado nas cadeiras estilo “Eggs” assinadas pelo designer Hoffmann.
O restaurante sempre comandado por um excelente "chef", surpreende não apenas pelo requinte, mas pela experiência única de jantar tendo a vista do Arco do Triunfo ao fundo.
Para encerrar a noitada com chave de ouro, vale a pena uma esticada ao piso térreo para conhecer o Nightclub do L’Arc e curtir uma mistura musical de velhos clássicos com hits do momento, numa atmosfera contemporânea e vintage, carregada de luzes que dão um efeito surreal ao club.






quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PLANTA PARA INTERIORES

zamioculca, também é conhecida como brilhante, funciona bem dentro de casa ou dentro do apartamento. Gosta de pouca luz e tem excelente resistência. Suas folhas estão sempre brilhante, parecendo até que são enceradas. Seu crescimento é lento, e os cuidados que exige é a retirada das folhas secas e murchas. Regar duas vêzes por semana, ou quando o substrato estiver mais para seco.
O solo ideal para a zamioculca deve ter boa drenagem e ser rico em matéria orgânica:
1 parte de terra comum;
1 parte de terra vegetal;
1 parte de areia de construção lavada;
1/3 parte de húmus de minhoca.
Adubar a cada 3 meses com húmus de minhoca ou NPK 10-10-10, sem encostar nas hastes, só em volta do vaso, uma colher de sopa rasa para um vaso grande.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

BICAS PARA O JARDIM

Parede com painéis de aço galvanizado e pintura eletrostática abrigam as placas de xaxim com ripsális já existentes, além das bicas de bambu. No centro do jardim, uma outra bica alimenta a fonte, que tem uma bacia de pedra-sabão como base forrada de lambari-roxo.
O muro ficou acolhedor com o painel de cruzetas e dormentes. Além da função decorativa, dele partem duas bicas que alimentam o espelho d’água e refrescam a área.
Alinhado ao deque, que tem pérgola de bambu, conjunto de arecas-bambu com ar escultórico na área tomada pelo verde dos guaimbês e da rasteira grama-amendoim. Para aumentar a sensação de paz do espaço, só mesmo o barulhinho d’água da fonte de concreto.
Não fosse o barulho da água, a fonte seria uma surpresa no jardim, tamanha a variedade de vegetação que a esconde.
As murtas escondem a tubulação das bicas, que despejam água neste espelho d’água com bordas de pedras e revestimento interno de pastilhas.
A fonte de fulget, com interior de pastilhas de vidro, funciona como uma bomba de aquário. Canos de PVC encapados com bambu, dando um visual mais natural às bicas.
                        
Vaso chinês de dragão como base da fonte. A bomba de aquário alimenta a bica de cobre e a água cai no recipiente, esmaltado no lado interno para facilitar a limpeza.
A escultura de cimento armado como base para a bica de acrílico ecológico transparente. A água cai centralizada na piscina de pastilhas pretas.
O espelho d’água, com o interior revestido de pastilhas de vidro e o entorno de mármore Travertino romano, com bicas e carpas.
Com deque de cumaru, de 1,20 x 1,20 m, a fonte tem bicas revestidas em bambu que direcionam a água para o vaso.
Bicas direcionando a água para a fonte revestida de pastilhas de vidro vermelhas e cerâmicas.
A extensão do paredão de tijolos de demolição foi amenizada com a instalação de um painel de cruzetas, parafusado a traves chumbadas no muro. De lá saem duas bicas de cobre que alimentam o espelho d’água.
Cada vaso azul - mesmo tom das pastilhas do espelho d'água - tem uma bica, que libera a água e movimenta o jardim.

Revista Casa e Jardim.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DUAS IDÉIAS PARA SEREM APROVEITAS

Sofa cama para leitura.

Para quem tem pouco espaço para guardar objetos, mesa circular (espaço livre entre a base de madeira e o tampo de vidro) e quatro cadeiras com compartimentos cheios de bossa.
RECEBIDO POR E-MAIL.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CASA TIPICAMENTE ESPANHOLA

Vejam a bela decoração desta casa, tipicamente de origem espanhola, sintam o estilo e se encantem. O charme do rústico na estrutura e a beleza moderna do interior . O esquema de cores e tons neutros com toques de mobiliário novo e antigo, com a mistura de tecidos.