quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
terça-feira, 29 de dezembro de 2020
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Clientes que Reclamam do Preço
Já aconteceu com você? Imagine a seguinte situação: o cliente entra em contato com você e pede por um orçamento. Você faz um breve briefing de arquitetura para entender do que se trata o projeto, e então encaminha uma proposta comercial.
No entanto, uma das duas coisas acontecem: o cliente desaparece sem deixar rastros ou ele reclama do seu preço, dizendo que “está muito caro” ou que “não era isso que ele imaginava”.
Essa é uma realidade comum na vida de profissionais da arquitetura e design, mas é algo que pode ser evitado. No artigo de hoje você confere as melhores dicas para você lidar com clientes que reclamam do preço! Boa leitura.
O problema com o processo de vendas
Antes de mais nada, é preciso entender que não existe caro e barato. Essas são percepções relativas a uma série de fatores da pessoa que está comprando. Por isso é que você precisa fazer o seu cliente enxergar além do preço do seu serviço!
Uma grande confusão entre os profissionais do mercado de arquitetura e design, é a maneira como o projeto é vendido: ao invés de focar nos benefícios centrais do seu serviço, acabam focando apenas nas características dele. Nesse sentido, transformam um serviço com alto grau de criatividade, individualidade e conhecimento técnico, em uma commodity.
Como resultado, o cliente acaba comparando os profissionais única e exclusivamente pelo seu preço – o que não faz sentido, já que o serviço realizado por esses profissionais é completamente único.
Agregando valor ao serviço
Entenda: o cliente que reclama do preço é aquele cliente que não enxergou valor o suficiente no serviço que você oferece. Isso pode ser resultado de algumas coisas:
1.O seu posicionamento não está claro, e por isso você atrai as pessoas erradas para o seu negócio
Para que o seu cliente enxergue valor no serviço que você oferece e pare de reclamar do preço, é preciso ter certeza de que você está se comunicando com o público certo.
Sem um posicionamento adequado você atrai as pessoas erradas para o seu negócio. Isso é um problema não só porque dificilmente você será capaz de realizar uma venda, mas também por que, muito provavelmente, você está desperdiçando dinheiro e tempo em processos de prospecção e vendas que não trazem nenhum resultado.
É por isso que você deve ter um nicho de mercado bem definido! Dedique tempo em conhecer o seu cliente ideal, quais as suas principais dores e necessidades, e se posicione como solução para essas pessoas.
2.Você não mostra o valor que o seu serviço é capaz de entregar, e por isso o seu cliente só enxerga o seu preço
Esse é um dos erros mais comuns entre os profissionais. Na grande maioria das vezes em que um cliente reclama do preço, é porque ele não enxergou valor o suficiente no serviço que você oferece – e isso é um problema, especialmente se tratando de serviços que necessitam de alto investimento financeiro, como é o caso de construir e reformar.
Uma planta é diferente de um sonho. Ao invés de focar nos aspectos mais técnicos do seu serviço, foque em mostrar como você será capaz de transformar a vida do cliente para melhor!
3.Você não consegue se diferenciar da concorrência
A grande sacada aqui é tornar o seu serviço uma experiência única para o seu cliente (ou pelo menos, nitidamente melhor do que a concorrência). E para isso, você precisa conhecer muito bem o seu nicho de mercado e também o seu público-alvo.
Aqui não falo somente de características demográficas, mas também das expectativas, necessidades e, principalmente, dores do seu cliente em potencial.
Gostaria de propor uma reflexão: o que é que você faz de diferente no seu processo ou entrega que te torna especial? Essa é a sua proposta única de valor, e ela deve estar no centro do seu processo de se você quer vender mais projetos!
Conclusão
Se você quer ter sucesso nas vendas e eliminar o cliente que reclama do preço, então é preciso fugir das características básicas do seu serviço e focar nos benefícios práticos que você pode oferecer para o seu cliente, e em como você pode transformar a vida dele para melhor!
Isso é o que nós chamamos de tangibilizar o seu serviço: como o seu cliente não pode ver e nem tocar no seu produto, é preciso utilizar argumentos que atestem o seu valor. Do contrário, o cliente só terá um parâmetro de comparação: o seu preço. E como você sabe, quem por preço vem, por preço vai embora!
Este artigo foi redigido pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão para profissionais da construção civil.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
Casa Compacta para um clima tropical!
A H +M House é uma construção formada com a ideia de uma moderna e elegante casa tropical, na qual o espaço e os materiais são minimalistas, intimistas e adaptados às condições climáticas monções tropicais.
domingo, 27 de dezembro de 2020
Curiosidade: Demolição do Palácio Monroe (RJ - BR)
Imaginem se esse palácio tivesse sobrevivido até hoje?
sábado, 26 de dezembro de 2020
ARQUITETANDO COM THELMA - LISTRAS NA POLTRONA!
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
O que eu não te desejo no Natal - Paulo Roberto Gaefke
Neste Natal, por favor não me “ADD” no seu Face.
Nem me “siga” no Twitter, se puder, venha me dar um abraço real.
Daqueles em que expressamos toda a nossa alegria ou carinho.
E se não for possível este abraço real,
escreva-me uma carta comum, dessas onde não digitamos,
nem colamos coisas copiadas de outros sites.
Apenas expressamos as nossas emoções.
Falamos de coisas triviais e de coisas preocupantes.
Do novo ou do velho amor que passou.
Das alegrias e dores que todos nós passamos.
Neste Natal eu desejo que você não receba:
- abraços melosos de quem nunca ligou para você,
- carta de namorado(a) dizendo adeus,
- Carta de demissão do emprego (só se for muito ruim!)
- Palavras repetidas de quem vive “enchendo o seu saco”,
- Desejos de muita paz de quem fez da sua vida um inferno..
- Sorrisos amarelos de pura inveja de quem não suporta suas conquistas.
- Presentes que propositalmente foram dados para você se irritar, ou pagar mico.
- nada de indiretas, quem quiser falar algo que fale agora,
ou vá secar a língua no forno.
A lista de coisas que eu não te desejo pode ser imensa, mas vou parar por aqui.
E porque fiz ao contrário dos outros que passam para te desejar coisas boas?
Porque eu espero de coração que você já tenha assumido as rédeas da sua Vida.
Que você não esteja mais dependente de ninguém, de velhos amigos ou amores,
só se você ainda tiver menos de 10 anos e dependa dos pais.
De resto, eu só te desejo de verdade, que você amadureça neste Natal,
e ao invés de gastar seus dinheiro com quem ainda vai ridicularizar o presente,
gaste com você!
E se quiser mesmo lembrar do “aniversariante”, passe em um orfanato,
deixe um pouco do seu calor.
Passe num asilo, deixe um pouco do seu amor.
passe num Hospital e leve uma palavra, para o idoso e para a criança:
esperança.
E ao invés de encher a cara e dar vexames,
marque pontos com Jesus, acendendo a vela do Bolo Dele,
com um gesto único de solidariedade.
É só isso que eu te desejo.
Feliz Natal, feliz compartilhar.
Com Cristo de verdade.