sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ 2011!!!

 Estou fugindo do previsível nesse  final de ano, ficarei em casa, não irei a praia, não comerei uvas nem guardarei os caroços de romã, ficarei sentada na varanda bebericando champanhe e olhando os fogos de artifícios coloridos explodindo no céu, mas, o balanço  será inevitável. Li no ínicio de 2010 um  excelente texto do Dráuzio Varela (Folha de São Paulo), e transporto uns trechos o ano de 2011:

“Toda vez que o fim de dezembro se aproxima, sou invadido pela certeza de que minha vida será ainda melhor. Sei que se trata de um pensamento mágico, mas me aproprio dele para experimentar a sensação de felicidade que a esperança traz. Então faço planos para estudar mais, dedicar mais tempo para a família e os amigos, escrever livros, criar bons textos, correr maratonas, ler livros que me transformarão, subir e descer o rio Negro muitas vêzes e ouvir as histórias dos ribeirinhos, além de me tornar menos neurótico, reconciliado com os meus conflitos internos.  Tenho consciência de que o conjunto de afazeres necessários para atingir esses objetivos é vasto, mas não me acovardo diante deles. Em minha imaginação, conseguirei cumpri-los; na pior das hipóteses, uma ou outra demanda ficará para trás, incompleta”

Igual ao Dr. Dráuzio, dá uma vontade de achar que vou fazer tudo o que desejo, com esse gás inicial do descanso que parece que vai durar 12 meses com a mesma intensidade.
Além dos planos, ele fala também do balanço de final de ano e de um truque muito interessante que  aprendeu com uma amiga que já se separou 4 vezes e que, toda vez que ficava em dúvida sobre continuar casada ou separar-se, dividia uma folha de papel ao meio e anotava as vantagens do relacionamento de um lado e as desvantagens do outro:

"Durante meses ela anotava na coluna correspondente tudo o que lhe ocorria a respeito do outro: dos traços da personalidade ao gosto musical, do grau de honestidade à bagunça com as roupas, das atitudes generosas às manifestações de egoísmo. No fim, quando se achava preparada para tomar a decisão, fazia a soma aritmética de cada coluna. Se o número de qualidades e vantagens fosse maior, continuava casada; caso contrário, tudo acabado. Não atribuía pêsos distintos aos itens relacionados em cada lista, a grandeza de caráter valia tanto quanto o desleixo com o tubo de pasta de dente, a infidelidade conjugal tanto quanto o bom gosto com as gravatas ou as boas maneiras à mesa. Adotava o método aritmético porque, se o fizesse de outra maneira, ficaria paralisada, sem condições de decidir a respeito da importância relativa de cada qualidade ou defeito no cômputo geral. Sem o rigor sistemático das listagens de minha amiga, quando o fim de ano se aproxima, procuro alinhar de um lado o que deu certo e os acontecimentos que me deixaram feliz, do outro as frustrações e os erros que cometi.
No final, somo tudo para saber se o ano foi bom. Adoto o mesmo critério dela: a soma aritmética. O carro que comprei pesa tanto quanto a caneta de estimação que perdi; o livro que publiquei não vale mais do que a história lida para minha neta na hora de dormir; as rugas novas em meu rosto valem tanto quanto o olhar tímido da morena de cabelo curto que passou por mim na avenida Paulista. O escore final, resultado da diferença numérica entre as duas colunas, é que define o quanto foi bom ou mau o ano que termina. O inconveniente desse método é que ele me obriga a traçar planos ambiciosos para o ano seguinte; utópicos até, porque o tempo impõe limites às tarefas que um homem consegue realizar nas 24 horas de cada dia. Não tem importância, prefiro acreditar que 2011 será um ano que me trará momentos de felicidade jamais vividos e que conseguirei colocar em prática as ideias mais mirabolantes que me vierem à cabeça, do que imaginar a situação contrária: a do ano preenchido pela repetição rotineira. O único problema é que o número de desafios que me disponho a enfrentar para obter um escore favorável no fim de tudo às vezes cansa. Chego a invejar o equilíbrio psicológico daqueles que levam vidas mais contemplativas, em lugares remotos, como o caboclo que vi ao longe, sozinho, sentado num tronco à beira do rio Negro, às 6hs. Ao encontrá-lo na mesma posição duas horas mais tarde, perguntei o que fazia ali: ”Estou sentado”, respondeu."

Agora entendi tudo e passarei o final do ano sentada, e estarei ótima!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FOTOGRÁFO DAVID LACHAPELLE

Veja abaixo a arte do fotográfo David LaChapelle (nascido na Carolina do Norte, USA - 1969), estudou Belas Artes, Arts Student League e na School of Visual Arts. Primeiro trabalho profissional enquanto fotógrafo ao serviço da revista Interview, pela mão precisamente do seu fundador, Andy Warhol. Durante o fim da década de 80 ele começou a ser reconhecido na cena nova-iorquina por beirar o surrealismo, com os seus trabalhos, com à inusualidade das imagens criadas, através de fotos ultra saturadas que misturam o glamour com uma fantasia cómica, de beleza e bizarria.


Já fez capas de muitas revistas, como  a "Rolling Stones",  e está entre o queridinho das celebridades internacionais, como Madonna e Angelina Jolie entre tantos artistas consagrados.

Com produções, iluminações e conceitos muito bons os trabalhos de Lachapelle se destaca de tantos outros no mercado pop/mtv de hoje em dia.





http://www.lachapellestudio.com

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

SALÃO DE BELEZA EM TOQUIO

Salão de Beleza em Tóquio, Sin Den, da design da Klein Dytham Architecture. Os proprietários moram e trabalham juntos no local.
Os clientes são atraídos pela beleza da pintura que é uma espécie de tatuagem, e só ficam bem numa parede preta como esta, com uma imagem forte contornada por linha branca, é simplesmente inovadora.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DÁ PARA ACREDITAR?!!



Recebido por e-mail.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CONVENTO SANTA CLARA_A_VELHA - COIMBRA (PORTUGAL)

Espetacular obra de desassoreamento e recuperação de um convento histórico que remonta aos tempos da Rainha Santa Isabel (fundado em 1283 e consagrada em 1330), meio submerso pelo Rio Mondego durante séculos. Vale a pena visitar. Se quiser tirar mais proveito da visita, terá à disposição, ali quase ao lado, o Atual Mosteiro de Santa Clara, com o Túmulo da Rainha, um panorama excepcional sobre o rio e a Cidade de Coimbra (Portugal), a Quinta das Lágrimas e até o Portugal dos Pequenitos.

domingo, 26 de dezembro de 2010

RUA CHILE (SALVADOR - BAHIA / BRASIL)

Inicio da Rua Chile, centro da cidade do Salvador (Bahia - Brasil), antigo ponto de encontro, antes do evento dos shoppings. 

SEMANA COM KHALIL GIBRAN

Quando o amor acenar, 
siga-o ainda que por caminhos ásperos e íngremes.
O Amor debulha-o até deixá-lo nu.
Transforma-o, livrando-o de sua palha.
Tritura-o, até torná-lo branco.
Amassa-o, até deixá-lo macio; e, então, 
submete ao fogo para que se transforma em pão 
para alimentar o corpo e o coração!

                                                             (Khalil Gibran)   
Gibran Khalil Gibran (Bicharre, 1883 – Nova Iorque, 1931), conhecido como Khalil Gibran, foi ensaísta, filósofo, poeta e pintor de origem  libanesa, cujos escritos, profundos e com muita  espiritualidade, alcançou admiração do público de todo o mundo.
Pesquisa na internet.

sábado, 25 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE NATAL

NATAL é busca, é encontro.
NATAL é reconciliação e perdão.
É levantar as mãos para o infinito e cantar louvores ao Criador. 


Nesse NATAL:
Quero de presente o seu perdão pelos meus erros, minhas omissões, 
minhas intransigências, minhas rabugices. 
Quero sua compreensão, sua mão estendida, o calor do seu abraço.
Em troca lhe ofereço meu coração, minha amizade,
meus braços abertos e minhas orações.
Na Paz dessa noite santa, desejo que portas e corações
se abram para receber o Criador e Consumador de todas as coisas: JESUS.
Que o Amor, a Fraternidade, a Doação e o Perdão sejam a bússola divina para 
orientar nossa caminhada no transcurso do Ano Novo que se anuncia.

FELIZ NATAL!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - PISO EM PRETO E BRANCO

PERGUNTA POR E-MAIL DE ALICE FORTES:
" -  Adoro piso tabuleiro, acho clássico e refinado. Quero fazer pelo menos o hall da m,inha casa assim, em preto-e-branco. O que você acha? Por favor, quero algumas sugestões . Obrigadinho... Bye - "
RESPOSTA:
" - Também gosto muito do estilo jogo de xadrez, ainda vou ter a oportunidade de revestir pelo menos um dos pisos de algum ambiente lá de casa. O piso preto e branco podem até ser estilizados,  realçam os  móveis e outros objetos nas cores mais  váriadas. Em ambientes grandes as pedras do tabuleiro podem ser grandes ou pequenas. Mas, se o ambiente da sua casa for pequeno nada de  usar pedras grandes, pois o efeito do tabuleiro não aparece. Uma decoração é feita de pisos, cores, moveis, equipamentos, quadros e luminárias, etc. Uma composição. Se o ambiente não for bem grande, fuja dos pisos com detalhes. Utilize os de textura mais lisas. O piso xadrez quebra a monocromia, já tem seu próprio impacto, os demais detalhes ficarão por conta do conjunto, ele aquece e alegre qualquer ambiente. Boa sorte! -







 




  


 
















Tabuleiro preto e branco  recortado por uma malha geométrica também em preto e branco. 


É comum ver  piso preto e branco contrastando com peças vermelhas. Mas fica lindo com qualquer outra cor.  Tudo fica bem.

Pesquisa feita na internet.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

VAMOS HOJE CONHECER E DEPOIS JANTAR NO MET MUSEU?!! (NOVA IORQUE - USA)

Os museus de Nova York são maravilhosos. Alguns deles exigem que o visitante passe o dia inteiro, somente assim é possível ver tudo e conhecer todas as galerias. O Metropolitan Museum of Art, conhecido como "Met", é um museu de arte situado na extremidade oriental do Central Park, Nova Iorque (USA). Tem uma coleção permanente de mais de dois milhões de obras de arte,uma das maiores do mundo galerias de arte, divididos em dezenove departamentos.   
Inaugurado em 1872 por um grupo de cidadãos americanos (empresários, financiadores, principais artistas e pensadores da época), que queria abrir um museu para levar arte e arte-educação para o povo.

 O Met mede 400 m de comprimento e ocupa 190.000 m 2. Na sua coleção permanente tem obras de arte: Arte mesopotâmia, egípcia, grega, romana, medieval, renascentista, japonesa, tibetana, moderna, africana, sul-americana, enfim, uma infinidade de objetos interessantes que expõe nosso desenvolvimento cultural, ao longo da história da humanidade.
O museu também abriga coleções enciclopédicas de insturmentos musicais, trajes e acessórios, antiguidades e armas medievais e armaduras de todo o mundo.  
O Museu - que também é famoso pelo seu baile de gala e por ser o pit stop favorito do lanche de Blair Waldorf . Em algumas alas, na americana e renascentista, por exemplo, é possível tomar um café com bolinho, os quitutes no Museu são deliciosos.
Ao entrar no saguão do Museu, sobre as bilheterias - são três, uma dando acesso à ala egípcia, outra para a grega e a terceira para os andares superiores.
Há placas indicando quanto custa a entrada no Museu, 20 dólares o ingresso. O museu está aberto de terça a quinta das 9:30 às 17:30, às sextas e sábados das 9:30 às 21, e aos domingos das 9:30 às 17:30. O Met não abre às segundas.
Se não tiver mais de um dia para visitar o museu, pegue o mapa e decida o que quer, por que o museu é enorme, e o legal é que nas exposições a organização do museu cria todo um clima no ambiente onde as peças estão, que realmente remete à época.
.Metropolitan Museum of Art1000, da Quinta Av., com a rua 82.
  http://www.metmuseum.org/

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ESTANTES SEM POEIRA...

Alguns truques para ajudar você a manter a estante limpinha:

• Folheie os livros com frequência. Isso evita a proliferação de micro-organismos que atacam o papel.
• Deixe um espaço no fundo da estante para o ar circular por trás do móvel e prevenir o bolor. 
• Limpe a cada dois meses as páginas com uma escova de cerdas macias para tirar o pó.
• Molhou as páginas sem querer? Espalhe um pouco de amido de milho entre elas e remova tudo no dia seguinte.
• Livros precisam tomar sol a cada seis meses. Ele tem efeito bactericida e acaba com as traças
• Nunca vire as páginas com os dedos úmidos. A saliva é corrosiva e acelera a decomposição do papel.
• Se a estante tiver portas, deixe-as abertas durante o dia, uma vez por semana.

P.S.: Uma sugestão para evita o bolor nos armários, estante e outros móveis: espalhe pequenos pedaços de giz nas gavetas, entre os livros e outros objetos. Passe o giz, na horizontal, no fundo das mesas e na partes dos móveis que ficam juntas às paredes.O bolor desaparece.
http://revistacrescer.globo.com

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BANCO INSPIRADO NO PORSCHE 911

Houve um tempo em que muito sonhei com esse possante carro, navegando pela internet ví que o designer Rohan Verma criou este conceito baseado no icônico Porsche 911. O banco traz à mente a tradição da emprêsa com uma concepção ultra elegante para o automóvel. O encosto suave e as curvas precisas também é uma reminiscência de um 911.

                      
Pesquisa feita na internet.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ALGUMAS SUGESTÕES DE PRESENTE DE NATAL (AINDA DÁ TEMPO):

CARREGADOR SOLAR (Freeloader)
Ideal para quando não se tem uma fonte de energia por perto. Basta ligar qualquer aparelho portátil a este carregador que funciona através da energia solar. Ele armazena energia solar por até 3 meses.
Caractéristicas do equipamento: Necessita de acesso aos raios solares; Bateria integrada Li-io; Também pode ser carregado em 5 horas ou 3 horas utilizando um cabo USB; Dimensões: 120×60x17mm –  Peso = 185 gramas.


RELÓGIO DESPERTADOR (Clocky)
Este relógio despertador quando toca, salta quase 1 metro, rola do criado mudo e sai desembestado pelo quarto-a-fora, à procura de um lugar seguro para se esconder o que obriga você a sair da cama para desligar o alarme. Pode transforma o despertar numa tarefa cómica ou extremamente irritante. Obviamente que com este despertador significa obrigatoriamente sair da cama para o apanhar e finalmente o desligar… tem tanto de irritante como de eficaz.


LIVRO DE RECEITA DIGITAL (Demy Kitchen Safe Touchscreen)
Esqueça o amarelado e encardido livro de receitas, ou melhor, mantenha as receitas de família arquivadas nesse dispositivo digital sensível ao toque, que vai revolucionar a sua cozinha. Pode gravar até 2.500 receitas num ecrã touchscreen, este gadget tem um temporizador para que possa controlar o tempo de execução da receita, possui uma lista de substituição de ingredientes e pode ser ligado ao computador via USB. Este seu novo amigo também tem um design moderno e construído com material fácil de limpar e resistente. 


DESPERTADOR DUPLO (desperta Amor)
Duas peças que unidas formam a imagem do Yin Yang e quando separadas uma da outra tocam uma agradável melodia discreta e romântica de Beethoven. Ao comprar  você fica com uma metade e ofereçe a outra metade do aparelho a(o) amada(o).  Pode ser utilizado como pendente num colar ou como um chaveiro, podendo ser levado para todo o lado. Pela filosofia chinesa o Yin Yang representa o positivo e o negativo, sendo o princípio da dualidade, onde o positivo não vive sem o negativo e vice e versa. http://www.despertamor.com/?wid=17244&regista_clique=sim


CARRO ESPIÃO (Spy Car)
Esse carro telecomandado tem câmara incorporada, você escuta o som e a imagem de todos os locais por onde o carro consegue passar. A câmara que está escondida no carro faz a transmissão das imagens (2,4 GHz) e de som para o comando. Pode ver o que o carro capta num magnífico ecrã LCD a cores de 2,36”. O som dele é transmitido para o comando onde pode ligar um par de fones de ouvido, e o mesmo comando também tem saída de vídeo e som RCA para ligar a uma TV. O alcance é de até 30 metros e o carro tem 4 sensores que quando atingidos por um raio invisível congelam o carrinho durante 20 segundos.
http://www.espionagem.com/?wid=17244&regista_clique=sim


MP3 (iPod nano)
O iPod nano tem um ecrã maior, faz vídeos com a ajuda de uma nova câmara integrada. Estrutura em alumínio polido brilhante e nas mais diversas cores. Câmara Integrada; Rádio FM com pausa; Pedometer e Nike+ e  VoiceOver

domingo, 19 de dezembro de 2010

VISTA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)

PEDAÇOS DE MIM PARA COMEÇAR A SEMANA:

PEDAÇOS DE MIM 

(Martha Medeiros) 

Eu sou feita de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos

Sou feita de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão

Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci

Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante

Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas

Muitas vêzes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir, para não enfrentar
sorri para não chorar

Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei

Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo.

sábado, 18 de dezembro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - COMO MONTAR UMA MESA

DICAS DE COMO MONTAR UMA MESA:
* Escolha primeiro uma bonita toalha de mesa que proporcione uma queda de 25 cm para cada lado e tenha um(a) copeiro(a) à disposição para servir os pratos e bebidas.
* Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, uns dois dedos acima da borda, para não encostarem nos convidados. Entre os pratos deve haver uma distância de 50 cm, suficiente para a colocação dos talheres e copos.
* O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos. O sousplat é um prato mais largo, que deve ser colocado em primeiro lugar à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição.
* O prato lateral, para pães, manteiga, patés, etc. deverá estar guarnecido com uma pequena faca.
* Entre o sousplat, prato que fica embaixo dos outros na mesa, coloque uma toalhinha para evitar ruídos ao servir.
* Os talheres são utilizados sempre de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa, depende de quantidade de pratos servidos em uma refeição e os talheres ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos.
Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste.
* Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados, os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.
* Os guardanapos devem ser cuidadosamente dobrados, e podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término da refeição, o guardanapo não precisa ser dobrado. basta coloca-lo ao lado esquerdo do prato.
* O arranjo da mesa,deve ter apenas flores sem perfume e baixas, para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Na falta de espaço, opte por arranjos individuais que deverão ficar ao lado do prato, junto ao prato de pão. Este último ficará à esquerda do convidado com faca para manteiga.

Pesquisa feita na internet.