O mais belo e um mais importantes teatro do país, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, situado na Cinelândia (Praça Marechal Floriano), centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Construído em princípios do século XX, projeto de Francisco de Oliveira Passos, com a colaboração do francês Albert Guilbert, com um desenho inspirado na Ópera de Paris, de Charles Garnier.
Sua fachada imponente em estilo Renascentista, o Teatro Municipal avulta num deslumbramento de ouro e mármore, de cristais e vitraux.
Inaugurado em 1909 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico em 1973. Já passou por uma série de reformas, a maior delas em 1934. Como conseqüência do crescimento da cidade, sua capacidade foi ampliada, para atender às necessidades do público, cada vez maior.
Todo o material na construção foi importado da Europa: mármores, ônix, bronze, cristais, espelhos, mosaicos, vitrais, maquinaria do palco. O Teatro ostenta uma ornamentação requintada com bronzes dourados, vitrais, lustres de cristal, mosaicos, colunatas e escadarias de mármore. As grades dos salões foram projetadas em estilo “Art Noveau”.
O interior do teatro é tão luxuoso quanto as fachadas, com esculturas de Henrique Bernardelli e pinturas de Rodolfo Amoedo e Eliseu Visconti.
Em noites de espetáculo, se pode sentir algo do glamour que o teatro ostentava à época de sua inauguração, sendo, ainda hoje, um dos mais imponentes ícone arquitetônico da cidade do Rio de Janeiro e um dos seus mais belos e ilustres cartões postais.