O projeto dessa vinicola situada em Laguardia (Espanha) do arquiteto Calatrava é muito interessante, composto por uma planta retangular, disposta segundo o eixo nascente x poente destinada a abrigar o processo linear de fabrico de vinho. A idéia brilhante de dar um tratamento volumétrico específico ao telhado e às paredes – os limites físicos que separam o exterior da adega – de forma a obter uma continuidade entre os dois espaços fez toda a diferença.
Duas paredes resistentes de concreto com 196 m de comprimento afastadas 26 m uma da outra traçam uma forma sinusoidal.
O revestimento do telhado em alumínio contrasta com a madeira das fachadas. A luz solar acentua o volume do telhado, criando um efeito espacial em contraste com o fundo calmo da vinha.
A fachada norte é constituída por painéis pré-fabricados de concreto com algumas aberturas estreitas. As fachadas nascente e poente são revestidas em alumínio canelado.
A fachada sul é revestida com placas de cedro dispostas na horizontal que, refletidas nos espelhos de água, se assemelham a uma fila de tonéis de vinho. Os espelhos de água são revestidos com fragmentos de azulejo branco.
Pesquisa efetuada na internet.