O Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté, em Salvador, Bahia, criado em 1993, numa área de doze mil metros quadrados. Com dunas e Lagoa, possui também um centro urbanizado, onde as lavadeiras têm a sede de sua associação. Situado a cêrca de onze km do centro da cidade e três km de Lauro de Freitas, sua via de acesso, vai da Ladeira Ibiama (bairro de Itapuã), até a Ladeira do Mirante, local do mirante do Abaeté, de onde pode se ter uma vista ampla do parque.
O compositor baiano Dorival Caymmi cantou mitos, lavadeiras e os pescadores do Abaeté. "A Lenda do Abaeté" é uma de suas mais belas canções:
"No Abaeté tem uma lagoa escura
Arrodeada de areia branca
Ô de areia branca, ô de areia branca"
Arrodeada de areia branca
Ô de areia branca, ô de areia branca"
Com uma área de cerca de 400 hectares, um dos muitos pólos de lazer natural da cidade. Dentre os atrativos destacam-se as brancas dunas, os morros, a linda Lagoa do Abaeté, e a vista para o mar a partir das elevações do terreno.
A Lagoa do Abaeté é uma atração à parte, pelo encantamento visual que desperta em todos, seja visitante ou da terra. Lagoa mistíca com encantos, muitas lendas surgiram em torno das águas escuras dessa massa de água doce cercada pelas areias das dunas.