quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Casa de vidro e madeira: La Barque!

Essa casa minimalista em vidro e madeira que fica à beira de um lago, encanta os canadense vai deixar todos também encantados por que  busca ressaltar a natureza no entorno.
!

Localizada às margens do Lago Ouareau, em Saint-Donat, Quebec, Canadá, a La Barque, da ACDF Architecture, foi inspirada no amor dos proprietários pelas paisagens ao redor. Entre duas pistas de esqui na neve e duas pistas de esqui aquático, a casa de 260 m² tem amplas aberturas para a floresta e opera um interessante contraste entre a modernidade das estruturas externas, que lembram um contêiner, e a organicidade dos seus materiais, como a madeira usada no majestoso teto curvo.






As duas faces do longo retângulo que compõe o lar também foram pensadas para serem opostas e complementares entre si. Do lado em que temos a vista para o lago, há aberturas amplas que buscam intensificar a atmosfera serena das colinas, já as paredes que dão para a estrada são significativamente mais herméticas, criando uma espécie de abrigo em relação à rua, além de oferecerem espaço para churrasqueira e um forno de pizza.




Para que a luz solar penetre a casa por todos os lados, mesmo nos cômodos mais fechados, foram abertas janelas finas na parte superior da estrutura. Assim, a iluminação natural reflete nas curvas do teto, apropriadamente projetadas para difundir os raios de sol por toda a área interna.

Projetado como um prisma de madeira escura sobre uma base mineral, a casa abriga, no andar térreo, a parte íntima, ou seja, os quartos de toda família e uma sauna. Já no andar de cima, encontramos a área social, com cozinha, sala de jantar e um terraço elevado para que os moradores possam contemplar a vista.


Tudo milimetricamente calculado para colocar de pé um refúgio pacífico, moderno, decorado de forma sofisticada e minimalista para que o entorno ganhe todo o protagonismo que merece.


www.casavogue.com.br