quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Casa Cavé – a confeitaria mais antiga do Rio



Historicamente, o Rio de Janeiro sempre teve grandes confeitarias. A mais antiga delas fica no centro da cidade. É a Casa Cavé.

A Cavé foi fundada por Auguste Charles Felix Cavé, um imigrante francês, no dia 5 de março de 1860. Até hoje, a confeitaria conserva aspectos do Rio Antigo. Auguste Charles Felix Cavé ficou à frente do negócio até 1922.


O antigo edifício, fica na confeitaria na rua Sete de Setembro 133, esquina com a rua Uruguaiana, Centro da cidade, tem lustres, vitrais e vidros franceses; cadeiras, mesas de madeira e pintura a guache sobre placas de vidro projetadas por Francisco Puig Domenech Colom – imigrante espanhol radicado no Brasil -; luminárias brasileiras, todas com o ar do Rio de outras épocas.

“Dom Pedro II, Chiquinha Gonzaga, Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac, Tarsila do Amaral e o ex-presidente Juscelino Kubitschek, Nelson Rodrigues e outras personalidades da história do Brasil eram frequentadores do local”, conta o pesquisador Carlos Costa.

Durante a belle époque carioca, na virada do século XIX para o século XX, a confeitaria ganhou ainda mais público e reforçou seu glamour.

Já nos anos 1980, com a aproximação do centenário de fundação da casa, a questão da conservação do seu patrimônio arquitetônico tornou-se um problema para os proprietários. Nesta época, a prefeitura instituiu o projeto do “corredor cultural”, visando à proteção e ao tombamento de dezenas de imóveis históricos no Centro da cidade. Com isso, não foi possível a ampliação da cozinha da casa, necessária porém proibida devido ao tombamento do prédio.


Por conta disso, em 2000, a empresa fechou temporariamente as suas portas no tradicional endereço no número 133 da rua Sete de Setembro, reabrindo em imóveis próximos – no número 137 da rua Sete de Setembro e, em 2007, na rua Uruguaiana. 

Entre os anos de 2007 e 2014, o prédio histórico no número 137 da rua Sete de Setembro foi ocupado temporariamente por outra tradicional confeitaria da cidade, a Manon.


Já em 2015, a Casa Cavé voltou a ocupar seu tradicional endereço no número 133 da rua Sete de Setembro. Atualmente, encontra-se aberta em seus dois endereços na rua Sete de Setembro. Duas entradas para o charmoso Rio Antigo.