segunda-feira, 28 de julho de 2014

Museu de Arte Moderna Bechtler (Charlotte - USA)

Projeto do arquiteto Mario Botta, o Museu de Arte Moderna Bechtler está localizado no centro de Charlotte (EUA), uma cidade que experimentou um rápido desenvolvimento urbano nos últimos anos. O edifício, aloja as obras de arte da coleção de Andreas Bechtler com artistas importantes como Tinguely, Niki de Saint Phalle, Picasso, Giacometti, Matisse, Miró, Degas, Warhol, Le Corbusier e Léger, entre outros.
O edifício em forma de cubo é vazio em sua parte interior para oferecer um pátio público ao ar livre que é desenhado por dois volumes de plástico na parte posterior. A estrutura de quatro pavimentos se caracteriza por um átrio elevado de vidro que estende-se através do núcleo do museu e difunde luz natural em todo o edifício graças a um sistema de claraboias abobadadas. 
Apesar das dimensões modestas, uma grande força plástica é gerada a partir do jogo de cheios e vazios. Pode-se, portanto, definir como uma arquitetura-escultura onde os vazios marcam um novo espaço urbano ao abrigo de um corpo que sobressai da base do edifício com o apoio de uma enorme e única coluna que cresce desde a praça de acesso.