segunda-feira, 14 de julho de 2014

Arena Maracanã Rio de Janeiro (Brasil)

Palco da final da Copa do Mundo 2014 realizada ontem, entre Argentina e Alemanha, projeto do arquiteto italiano Nicola Rizzoli. O diferencial realizado pela Fernandes Arquitetos Associados no projeto da Arena do Maracanã foi tornar o estádio público tombado em uma das Arenas mais modernas e eficientes do mundo mantendo suas principais características construídas durante 60 anos de história e simbolismo.
Um novo Maracanã “nasceu” dentro do antigo, de forma a não substituir o existente, mas sim, renová-lo.  Desse modo, algumas estruturas deixaram de existir para dar lugar a outras, novos elementos foram incorporados e os espaços remanescentes foram recuperados.
As principais alterações aconteceram no desenho das arquibancadas, nas quais novas estruturas foram projetadas para atender às condições ideais de visibilidade, segurança e conforto. Todas as estruturas relacionadas aos serviços, como bares e sanitários, foram inteiramente reconstruídas, seguindo os mais altos padrões. 
Um dos destaques da renovação do estádio é a presença marcante da enorme e leve cobertura translúcida, que flutua leve, quase sem tocar a estrutura existente, coroando e protegendo o velho estádio, transmitindo ao visitante uma experiência inestimável. O projeto, que tem autoria do escritório alemão Schlaich Bergermann und Partner (SBP), vai viabilizar a implantação de um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera. 
A fachada foi preservada e, independente do ponto que seja visto, por fora o Maracanã permanece praticamente intacto. Nem mesmo a nova cobertura traz impacto visual e não será possível avistá-la pelo lado de fora. Ainda foram mantidas as circulações internas principais e sua relação com a estrutura existente, como pilares, pé-direito, abertura, entre outras.
Além disso, a área construída, que era de 86 mil metros quadrados, foi ampliada e hoje têm aproximadamente 160 mil metros quadrados.