Em resposta à disseminação generalizada do surto de coronavírus no planeta, acredita-se que cerca de 900 milhões de pessoas estejam em quarentena domiciliar atualmente. De um dia pra o outro, profissionais do mundo todo foram impelidos à ficar em casa, provocando uma mudança repentina e inesperada para um modo de trabalho remoto, o que por si só, representa um grande desafio para a grande maioria deles. Embora a rotina da maioria dos arquitetos e arquitetas tenha mudado muito pouco ou quase nada, o home office é ainda hoje uma prática pouco comum para muitos de nossos colegas. Para a equipe do ArchDaily, por outro lado, isso já é realidade há muito tempo. A partir da nossa experiência, podemos garantir que não apenas é viável trabalhar em casa, mas que este modo de trabalho nos permitirá ter mais tempo para aprimorar as nossas habilidades e conhecimentos.
Arquitetos estão na linha de frente no que se refere ao uso de novas tecnologias. Poucos profissionais são tão dependentes do uso de ferramentas digitais em seu ambiente de trabalho quanto nossos colegas de ofício. Nossos projetos são compartilhados cotidianamente com uma infinidade de colaboradores, fabricantes, gestores e clientes. São inúmeros os exemplos de programas desenvolvidos ao longo das últimas décadas para facilitar o compartilhamento remoto e o desenvolvimento de projetos de forma colaborativa por pessoas que nunca se viram pessoalmente. Não é de hoje que esta é a nossa realidade. A novidade é que agora quase todos nós estaremos trabalhando remotamente, o que significa que a tecnologia será ainda mais importante para que possamos continuar trabalhando de forma colaborativa e eficaz. Para ajudá-los a se manterem na vanguarda das tecnologias de trabalho remoto, criamos uma seleta lista de dicas e recursos que poderão ser muito úteis para aperfeiçoar a dinâmica de trabalho em seus escritórios.
Embora, em um primeiro momento, a pandemia de coronavírus tenha provocado uma onda de incertezas e preocupações, acarretando uma considerável mudança de planos à curto e médio prazo, queremos lembrá-los que, por mais imprevisível que esta situação possa parecer, cedo ou tarde tudo isso vai passar. Cabe à nós então, decidir como responderemos à este desafio e como usufruiremos de nosso tempo livre. Incentivamos a todos os arquitetos e arquitetas a continuar fazendo aquilo que fazemos de melhor: encarar o futuro com otimismo e criatividade procurando adaptar-se às atuais circunstâncias para que, quando esta tempestade passar, estejamos preparados para projetar um futuro melhor para todos nós.
Para começar: alguns conselhos gerais:
Siga as diretrizes oficiais: Além das dicas úteis deste artigo, é importante seguir os conselhos das organizações centrais envolvidas na resposta global ao COVID-19. Leia os conselhos mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de suas autoridades locais de saúde pública.
Limite a quantidade de notícias: é importante manter-se atualizado sobre os últimos andamentos de fontes confiáveis. No entanto, o monitoramento constante de notícias e mídias sociais não apenas prejudicará seu fluxo de trabalho, como também aumentará desnecessariamente a ansiedade. Durante o horário de trabalho, nosso conselho é evitá-los completamente.
Mantenha uma rotina: Mesmo quando trabalhar em casa, uma rotina diária é importante para manter sua produtividade, saúde mental e felicidade. Vamos mostrar dicas mais detalhadas sobre isso a seguir.
Mantenha-se conectado e promova a tranquilidade: é natural que as pessoas fiquem preocupadas ou ansiosas durante um período de tanta agitação. O objetivo central deste artigo é destacar como seu tempo fora do escritório pode ser uma grande oportunidade positiva, permitindo que você adote novas habilidades, hábitos e conhecimentos. Ao manter contato com amigos e familiares, faça-o com espírito de positividade e bondade.
https://www.archdaily.com.br