segunda-feira, 11 de março de 2019

Arquitetas que merecem um Pritzker

Injustamente, o prêmio arquitetônico de maior prestígio ignorou historicamente as mulheres. Apenas um recebeu o prêmio individualmente



TATIANA BILBAO, POR SUA SENSIBILIDADE AO MEIO AMBIENTE
Atualmente é arquiteta mexicana com a maior projeção internacional, já que possui obras espalhadas pelo mundo todo. Começou sua carreira no campo urbano, o que a ajudou a tomar conhecimento de alguns dos graves problemas das cidades mexicanas e seu impacto no tecido social e econômico. Além disso, sua arquitetura tem um estreito compromisso com a sustentabilidade. Seu trabalho é multifacetado e inovador, sempre focado em uma construção útil ao usuário e que aprende com o ambiente que o rodeia. Suas obras fogem do ornamento e preferem materiais puros que criam sensações para si mesmos; Um exemplo disso é sua intervenção no Museo Rufino Tamayo. Assinou obras de referência na arquitetura do nosso tempo como a Casa Aijic ou o Jardim Botânico de Culiacán. Ela é professora da Universidade de Columbia e recebeu inúmeros prêmios e condecorações.Na foto, ao lado da Casa Ventura, em Monterrey (México). 



ALISON BROOKS, POR SUA ELEGÂNCIA ESCULTURAL
Fundou seu próprio estúdio em Londres em 1996 e desde então tem trabalhado em projetos que vão desde a regeneração urbana até a moradia.O trabalho de Alison Brooks tem uma linguagem escultural e poderosa, mas com uma atenção meticulosa aos detalhes. Em 2007, seu estúdio foi escolhido para desenvolver o plano urbano de Newhall, no Reino Unido, uma lição de boa arquitetura para um complicado projeto de grande escala, que incluiu 84 unidades com 5 tipos diferentes de edifícios. Também ganhou o concurso para o quadrilátero da Universidade de Oxford, o primeiro edifício desta universidade por uma mulher. Como teórica, em 2015 publicou o livro Síntese: Cultura e Contexto no início de 2001,onde ele desenvolve alguns dos conceitos apresentados em suas palestras. Sua análise enfoca a relação entre o campo e a cidade e revisa os conceitos e transformações da sociedade contemporânea. Na foto, ao lado de Lens House, a extensão de uma casa em Londres.


AMANDA LEVETE, POR SUA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Tornou-se parceira no estúdio Future System, cujo trabalho radicalmente inovador foi caracterizado pela arquitetura orgânica e teve um grande impacto social. Em 2009 ele fundou sua própria empresa, a AL_A. Em paralelo à sua carreira como arquiteta, ela escreve em diferentes publicações e palestras em todo o mundo. Sua arquitetura é caracterizada pela inovação e tecnologia desenvolvidas em conjunto com uma equipe multidisciplinar de arquitetos, designers gráficos e engenheiros. Seus trabalhos incluem uma impressionante instalação que ele fez para o Museu Victoria & Albert, em Londres; Usando um programa de desenho paramétrico, projetou um grande arco de madeira que ligava a entrada da instituição à rua (mais tarde seria responsável pela expansão do mesmo museu). Fora do Reino Unido, construiu grandes projetos, como a Spencer Dock Bridge, em Dublin, e o sinuoso e deslumbrante Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, MAAT (foto).



ANNA HERINGER, POR SEU COMPROMISSO SOCIAL
Do projeto BASE HabitatNa Universidade de Linz, onde leciona, participa de todos os tipos de projetos de cooperação internacional. Apesar de ser alemão, o trabalho de Anna Heringer se concentra principalmente em países como Bangladesh ou Marrocos. Sua arquitetura está interessada em sustentabilidade, desenvolvimento social e artesanato local. Seu projeto final foi a Escola METI em Rudrapur, que foi reconhecida internacionalmente por ser capaz de realizar um trabalho contemporâneo com materiais e técnicas simples e tradicionais. Eles eram suficientes paredes de terra, palha, bambu e tecidos saris para construir o edifício que tem um sistema de uso bioclimático. Após esse sucesso, ela construiu a escola para os eletricistas da DESI, também na Rudrapur e no Centro de Treinamento para a Sustentabilidade, em Marrakech. Nos últimos anos, projetou alguns dos edifícios para a Bienal Internacional de Arquitetura de bambu na China, um evento no qual convidou arquitetos para construir edifícios residenciais em um espaço cultural e historicamente estratégico. Na foto, ao lado da escola METI em Rudrapur. 




CARME PINÓS, PELA SUA APAIXONADA VOCAÇÃO
Pertence a uma geração em que os arquitetos eram uma minoria na Espanha. Carme Pinós reconheceu em inúmeras ocasiões que sua profissão é a sua vida e que, para alcançar seus objetivos, teve que se sacrificar e escolher. Treinou com Moneo e aprendeu junto com Enric Miralles, com quem construiu grandes projetos. Quando ela se separou do último e criou seu próprio estúdio, muitos esqueceram o papel decisivo do arquiteto em seu trabalho. Pinos passou quase uma década no esquecimento até que reapareceu dando palestras em todo o mundo, o que abriu as portas da construção em países como o México. Lá participou do desenvolvimento da cidade de Guadalajara, levantando grandes arranha-céus. Na foto, ao lado da Escola de Massana em Barcelona



DENISE SCOTT BROWN, POR SUA CARREIRA IMPECÁVEL
É complicado resumir em poucas linhas a extensa experiência profissional deste arquiteta, urbanista, professora e escritora. Suas idéias e projetos foram decisivos na formação de milhões de estudantes em todo o mundo. Ela era parceira de Robert Venturi e cinquenta por cento de suas realizações arquitetônicas, embora nem sempre fossem reconhecidas. Ela é a co-autora de Learning from Las Vegas, um trabalho essencial na prateleira de qualquer arquiteto que analisa a dispersão urbana e o simbolismo dessa cidade impressionante. Individualmente é uma figura relevante do urbanismo. Escreveu e aconselhou a localização do World Trade Center, o Vale Bouregreg no Marrocos e a cidade de Nova Orleans. Dirigiu o plano diretor da Universidade da Pensilvânia e do Michigan, entre outros. Ocupou cadeiras em arquitetura e planejamento nas universidades da Pensilvânia, Harvard, UCLA, UC Berkeley e Yale. No entanto, esta impressionante carreira profissional não foi suficiente para ela ser premiada em 1991 com o seu parceiro, Robert Venturi, o Pritzker Prize, que caiu individualmente para ele. Brown não compareceu à cerimônia como sinal de protesto, mas ninguém pareceu se importar muito até que em 2013, Women in Design, uma organização estudantil de Harvard, iniciou um movimento para ser reconhecido este prêmio, sem sucesso. Na foto, junto com seu parceiro e a Vanna Venturi House.



GRAFTON ARCHITECTS, POR SEU PAPEL FEMINISTA
A firma irlandesa é um dos poucos estúdios de arquitetura de relevância internacional em que seus membros são apenas mulheres, Yvone Farrel e Shelley McNamara. Desde 1978, trabalham em todas as escalas e programas de design, embora seus projetos se destaquem sobretudo em edifícios públicos e educacionais, tanto locais como internacionais. Ambos desenvolveram independentemente uma carreira acadêmica como professoras em escolas de arquitetura européias e americanas. Seus trabalhos bem sucedidos levou-as a receber inúmeros prêmios, como o Edifício Mundial do Ano em 2008 por seu edifício da Universidade Bocconi em Milão, o Jane Drew em reconhecimento à sua excepcional contribuição para a situação das mulheres na arquitetura e Prémio RIBA em 2016 pelo seu edifício na Universidade de Engenharia e Tecnologia, em Lima. Em 2017, foram nomeadas curadoras da 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza, a ser realizada este ano sob o tema Freespace. Na foto, Yvone Farrel e Shelley McNamara (Grafton Architects) com seu trabalho UTEC, no campus da Universidade de Lima.



JEANE GANG, PELO SEU ENVOLVIMENTO AMBIENTAL
Desde 1997 dirige seu próprio escritório em Chicago, Gang Architects.  Trabalhou anteriormente para a OMA como arquiteta de design e chefe de design. Seus projetos residenciais e institucionais de larga escala espalhados pelos Estados Unidos se destacam. Suas obras são, segundo suas palavras, "um meio de ativar respostas a situações contemporâneas em experiências humanas". Uma de suas obras mais impressionantes é o edifício Aqua Tower, em Chicago. Um arranha-céu de uso misto com habitação, estacionamento, escritórios, hotel, áreas de lazer, esportes e jardins. A inteligência intrínseca deste trabalho permite a criação de uma torre de 250 metros de altura que minimiza seu impacto no solo e estabelece parâmetros sustentáveis ​​e bioclimáticos. Sua forma escultural é inspirada no afloramento de calcário da região dos Grandes Lagos e estabelece uma estratégia formal para maximizar as vistas e garantir a sombra. O edifício recebeu o prêmio Emporis Skyscraper 2009 para o arranha-céu do ano e foi finalista em 2010, pelo Bianual Highrise International Award.



NATHALIE DE VRIES, POR SUA CORAGEM
Diretora e co-fundadora da firma internacional de arquitetura e planejamento urbano MVRDV e presidente da Royal Society of Dutch Architects. Depois de terminar seus estudos de arquitetura, trabalhou no estúdio Mecanoo e, paralelamente, participou com seus atuais parceiros no concurso para jovens arquitetos Europan, onde eles já se destacavam ganhando o primeiro prêmio com o projeto Berlin Void.Hoje, seu estúdio é um dos mais influentes da arquitetura contemporânea, alcançando uma linguagem própria apoiada por um vasto processo de pesquisa que se reflete em diferentes publicações. MVRDV não deixa ninguém indiferente. Seu trabalho tem sido admirado tanto quanto criticado em círculos especializados. Entre seus projetos mais destacados estão os alojamentos Wozoco para idosos em Amsterdã, o Pavilhão Holandês para a Expo 2000, o Edifício Mirador em Madri ou a recente Biblioteca Pública de Tianjin. Como professora, leciona em várias universidades ao redor do mundo e combina-o com cargos institucionais e até mesmo públicos em seu país de origem. Na foto, junto com seus parceiros no MVRDV e seu trabalho Flower Building em Xangai.



ODILE DECQ, PELA SUA FRESCURA
Arquiteta e acadêmica francês, o trabalho de Odile Decq aborda todas as escalas de design, de objetos domésticos a projetos de grande escala. Os desenhos da Decq são uma lufada de ar fresco. Cheio de vida e cor, seu estilo alcançou reconhecimento internacional. Entre suas obras mais importantes são o Banco do Povo de Rennes, o Museu de Arte Contemporânea de Roma MACRO, o Fundo Regional de Arte Contemporânea de Rennes-FRAC e restaurante Opera Garnier em Paris. A educação é uma parte essencial da carreira da Decq. Desde 1992, leciona na École Spéciale d'Architecture, em Paris, onde foi diretora do departamento de arquitetura. Em 2014 criou o instituto de inovação e estratégias criativas na arquitetura Confluencia em Lyon. Ela é o Cavaleiro da Legião de Honra, a mais alta decoração francesa.