domingo, 8 de maio de 2011

GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA DE SALVADOR - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)

Foi fundado em 1863 pelo comendador Manuel Joaquim Rodrigues, o Gabinete Português de Leitura de Salvador (Salvador - Bahia / Brasil) obedece ao estilo neomanuelino e foi  idealizado pelo arquiteto português Alberto Borelli.
O prédio tem três fachadas: uma para a Praça da Piedade, outra para a rua Direita da Piedade e outra para a Avenida Joanna Angélica, sendo ao fundo uma pequena praça, pertencente à propria instituição. Na fachada peincipal erguem-se duas estátuas, representando Pedro Álvares Cabral e Camões. Tem, ainda um  vitral representando a primeira missa no Brasil, e dois murais com "O Adamastor" e Camões a salvar Os Lusíadas
No Gabinee existe um acervo que resgata parte da tradição lusitana, abriga o Centro de Estudos Portugueses ou Casa de Fernando Pessoa.que tem por finalidade adquirir o maior número de obras de reconhecida utilidade escritas nos idiomas português e francês. Bem como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil.
É dividido em duas partes: uma sala de livros locais e de outros países, e outra com arquivos relacionados a Portugal. São mais de 36 mil livros em todo o acervo da instituição. Apesar da leitura de jornais ser gratuita, a biblioteca não faz empréstimos. Tem por lema "Saudades e perseverança".
Gabinete Português de Leitura -  Praça. Piedade, s/n (Centro) /  CEP: 40.060_300 – Salvador – BA
Pesquisa feita na internet.