sábado, 21 de maio de 2011

A ARTE DE ROBERTO SAMBONET

Roberto Sambonet,  quase arquiteto (interrompeu os estudos em Milão, durante a Segunda Guerra) e design gráfico (Vercelli 1924 - Milão 1995) que viajou o mundo registrando sua visão sobre diversas culturas e suas manifestações em seus cadernos de desenhos. Fez aquarelas, desenhos,  projetos e objetos. Considerado um dos grandes designers italianos do século 20, viveu no Brasil de 1948 a 1953, onde descobriu e foi fortemente influenciado pela flora, a fauna e nosso artesanato. Lecionou nesse período desenho e pintura no Estúdio de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Premiado duas vezes, no ano de 1956 e em 1970 com o "Compasso D'Oro", mais renomado prêmio para designers do mundo.
"Loucura"
Como artista plástico, sua obra é marcada por pinturas de retratos e paisagens caracterizadas por uma técnica clássica, de estilo pictórico oitocentista.

"Bar"



Criou  para a SpI (Sambonet Paderno Industria - emprêsa da família), uma das maiores empresas italianas na área de talheres e objetos de inox, talheres, panelas e utensílios de cozinha e mesa em aço inox, vasos de vidro e embalagens sofisticadamente articuladas.

"Travessa para Peixe"



"Pratos"

Pesquisa feita na internet.