PERGUNTA POR E-MAIL DE KLEBER BANDEIRA:
" - Primeiro comprei um apartamento, agora estou comprando um terreno no mesmo bairro (Pituba -Salvador / Bahia), onde pretendo abrir um escritório. Sou advogado, moro em São Paulo e quero passar parte do meu tempo, entre sua cidade e a minha. Quero esclarecimentos sobre como tornar mais lucrativa minha construção ao torná-la politicamente correta (verde). Obrigado e abraços fraternos. - "
RESPOSTA:
" - É com grande prazer que recebo seu e-mail, e o de muitas outras pessoas que se interessam em construir no padrão do ecologicamente correto. A residência e escritório próximos, no mesmo bairro, vai economizar tempo, ter pouco deslocamento, pegar pouco engarrafamento, evitando emitir desnecessáriamente os gases poluentes do veículo. Faço minhas as palavras do arquiteto alemão Volker Hartkopf (professor do curso de arquitetura - Universidade Carnegie Mellon, EUA), numa entrevista dada para a revista "Exame" (2007), onde defende a tese de que o lucro será maior nas empresas instaladas em escritórios sustentáveis e que levam em conta o bem-estar dos funcionários.
1 - Ao trabalhar num prédio ecologicamente correto, as pessoas se tornam mais eficientes, pois o ambiente é naturalmente claro e bem ventilado.(Quem pode ser eficiente num ambiente escuro e com um ar-condicionado que vive emperrado);
2 - Ao aumentar a ventilação nas áreas onde as pessoas circulam, a produtividade pode crescer até 15%. Em escolas, a iluminação natural tem capacidade de aumentar em cerca de 30% a capacidade de aprendizado dos alunos.
3 - Os edifícios verdes podem gerar mais energia do que consomem. Isso representa uma enorme economia de dinheiro. É bom verificar quanto os prédios convencionais consomem da energia disponível no país.
4 - Os projetos de edifícios verdes são mais caros, mas, o investimento compensa a médio e longo prazo, em termos de redução de custos e ganhos de produtividade dos funcionários.
5 - A tendência dos prédios verdes é aumentar devido ao fenômeno do aquecimento global. Os prédios terão de passar por mudanças drásticas. Já que hoje são necessários diariamente cerca de 40 watts extras de energia elétrica per capita para o sistema de ar condicionado aplacar o calor que sente um executivo obrigado a vestir terno e gravata num clima quente.
6 - Não basta implantar políticas de reciclagem de lixo e sistema de energia solar para ser um prédio ecologicamento correto, esse universo é mais complexo. Uma das características principais desses edifícios é flexibilidade de espaços internos, principalmente reordenação dos setores. Outra característica importante é permitir que os funcionários controlem a seu gosto variáveis, como temperatura e luz.
7 - Para ter sucesso na construção de um prédio verde, basta usar tecnologias simples, como por exemplo, deixar o: empregado controlar a quantidade de luz que deseja, a temperatura do ar e a altura das persianas, entre outras coisas. O resultado vai ser visivel, já que os funcionários vão amar trabalhar no local.
Boa sorte! - "
Pesquisa feita na internet.