terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Dicas de Como Usar Sofá Retrátil

Uma casa é feita de paredes e um teto. Mas um verdadeiro lar confortável deve ser formado por mais elementos. Afinal, ele só pode funcionar da maneira certa se todas as peças básicas estiverem presentes em sua decoração.

Uma sala de estar, por exemplo, só poderá ser considerada verdadeiramente uma sala de estar se tiver um bom jogo de assentos. E um modelo de sofá que pode solucionar vários layouts é o sofá retrátil. 



Todo o ambiente dentro de casa tem um propósito de existir. A sala de estar até apresenta mais de uma finalidade.

Ela serve de ponto de encontro para a família recepcionar amigos, conversar, assistir televisão e relaxar o corpo depois de um longo dia produtivo. E o sofá ou o conjunto de sofás tem tudo a ver com estes momentos. Pois é sobre este tipo de móvel que as pessoas irão repousar seus corpos.

Então, a verdadeira função dos sofás é mesmo servir de assento. Sendo assim, uma peça como esta pode aparecer em propostas de decoração de diversas áreas de estar.

Entram nesta lista, além das salas de estar, as varandas, os terraços, os escritórios, as recepções e mais. E por este motivo podem apresentar tamanhos, formas, densidades e acabamentos diferentes – até mesmo impermeabilizados. 



Existem muitos modelos de sofá disponíveis no mercado. Alguns se diferem pelo número de assentos que possuem – dois, três ou mais lugares.

Outros são diferentes pelo seu desenho de assento – em fita, ‘O’, ‘C, ‘S’, ‘L’ ou ‘U’. Tem ainda aqueles que vêm com complementos, como pufes e poltronas vendidos em conjunto. E, por fim, os com partes móveis. 



Para otimizar ambientes como quartos de hóspedes, muitas vezes prefere-se utilizar um sofá-cama no lugar de um sofá comum. E ainda há outros modelos ainda mais surpreendentes. Por exemplo, o sofá reclinável e o sofá retrátil, ou seja, móveis que possuem partes que podem ser ajustadas.

Falando especificamente dos móveis retráteis, estes podem mover encostos e expandir assentos graças a um sistema de catracas. Esse modelo, portanto, tem a vantagem de poder assumir várias dimensões, como por exemplo o formato aberto do tipo “divã”. Por outro lado, quando a ideia for ampliar o espaço de circulação, é possível fechá-lo outra vez.



Isso confere maior liberdade para o uso em diversas situações de projeto – o que caracteriza uma vantagem quando comparado a outros modelos de sofá. Por esse motivo o sofá retrátil é considerado a melhor opção na hora de otimizar os espaços de área de estar.



Um sofá retrátil, assim como qualquer sofá comum, pode ficar isolado no centro de uma sala ampla. Também pode ficar frente a uma parede com painel de fundo. Ficar em um canto do ambiente – como ficaria um sofá em ‘L’ ou sofá com chaise. E claro, ter ou não uma mesinha de centro o acompanhando no layout deste ambiente. 



Há sofás retráteis disponíveis no mercado em todas as cores. Bege, marrom e cinza são as tonalidades mais comuns. Já quanto ao tecido de forração deste pode ser de chenile, sarja, jacquard, suede e mais.

Isto, obviamente, vai provocar diferenças quanto à textura das suas superfícies – ou o aspecto da peça – e sua manutenção. E a escolha de um modelo ou de outro de sofá retrátil vai depender da decoração do ambiente, do uso destinado a ele, e claro, do gosto do cliente. 






Observe outra vez as imagens apresentadas neste texto. Use-as como fonte de inspiração sobre qual modelo de sofá retrátil combinaria melhor com a decoração do projeto em questão. Depois, use toda sua criatividade para criar ambientes lindos e aconchegantes, com muito espaço!.