quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Decoração de Sala de Aula: ideias encantadoras (Primeira etapa)

Cantinho da leitura
Reserve um espaço da sala de aula para criar o cantinho da leitura. É possível confeccionar uma estrutura com TNT para guardar os livros, como mostra a imagem abaixo. Não se esqueça de dar forma a um cenário convidativo (com colchonetes ou almofadas), capaz de despertar o interesse por histórias. Outra dica, dessa vez mais moderna, é montar uma barraquinha para que as crianças possam ler os livros.


Régua de medidas
A régua de medidas tem tudo para ficar mais divertida se for transformada em uma girafa. Veja o modelo feito com EVA na imagem abaixo:



Relógio com as atividades
Confeccione um relógio com EVA, marcando cada horário com alguma atividade relacionada ao dia-a-dia dos pequenos na escola. Chegada, lição, hora do lanche, higiene e roda são algumas opções para incluir no relógio.


Personagens
A decoração da sala de aula com EVA pode ser inspirada em personagens que fazem sucesso entre as crianças. Sítio do Pica-Pau-Amarelo, Mickey e Minnie, Urso Pooh, Galinha Pintadinha, Bob Esponja e Meu Malvado Favorito são algumas temáticas interessantes.
Usar figuras de animais selvagens ou de meninos e meninas também é uma boa ideia.


Calendário
Uma forma do professor ensinar os meses e os dias da semana é através de um calendário confeccionado com EVA, bem colorido e interativo.


Alfabeto
A sala de aula decorada de forma estratégica favorece a alfabetização. Na hora de construir um painel para enfeitar o espaço, lembre-se de valorizar o alfabeto. Assim, toda vez que o aluno olhar na parede, ele terá condições de recordar as letrinhas.
Na imagem abaixo temos um exemplo de painel de alfabeto feito com EVA. Cada letra é associada a uma figura, para facilitar a associação das crianças.


Números
Nos primeiros anos da educação infantil, o estudo dos números pode acontecer através de um painel lúdico fixado na parede. Na imagem abaixo temos uma ideia bem criativa, que mostra os algarismos de 1 a 10, a escrita de cada número e as quantidades.



Palavras mágicas
Durante a educação infantil, é fundamental que a criança se familiarize com as palavras mágicas, como “obrigado”, “bom dia”, “desculpa” e “licença”. Confeccione um painel bem colorido com EVA para incluir esses termos no dia-a-dia da turma.


Formas geométricas
O painel em EVA apresenta as principais formas geométricas, ou seja, círculo, quadrado, retângulo e triângulo.


Uma árvore com livros
Para transformar as crianças em pequenos leitores, nada melhor do que criar um cantinho da leitura na sala de aula. No exemplo abaixo temos uma árvore com prateleiras repletas de livros.


Painel de EVA de matemática
Através da decoração da sala de aula, você pode ensinar os seus alunos a contar. Esse painel de matemática, fofo e interativo, é uma ideia do Ateliê Maçã Verde. Para confeccioná-lo é necessário providenciar placas de EVA e palitos de picolé.