sexta-feira, 22 de março de 2019

Prédios que como arquiteta, gostaria de morar em Salvador!

Edf. Dourado - Graça
Primeiro prédio residencial de Salvador, foi construído pelo arquiteto Arézio Fonseca no estilo Art Déco e tombado pela importância histórica. Foi construído para a família Dourado. Toda a família residia no prédio. Década: 30.


Edf Comendador Urpia - Graça
Ícone da geração moderna da Bahia, obra do arquiteto Diogenes Rebouças. Destaque aos Balcões, os Pilotís e as pilastras em V, que dão personalidade ao prédio. O telhado original era em formato de borboleta, uma intervenção foi realizada posteriormente. Década: 50



Edf Colombo - Graça

Com janelas de vidro com vista para o Palacete das Artes, o prédio no Estilo Art Déco possui um apartamento por andar. Para a construção dele pelo arquiteto Arezzo da Fonseca, uma planta de residência tradicional era replicada nos pavimentos. É como se casas fossem construídas umas em cima das outras. Década: 30.



Monsenhor Marques - Largo da Vitória
Parecendo que está de salto alto, o prédio foi construído pelo arquiteto japonês Yoshiakira Katsuki no estilo metabolista. Ele elevou o prédio para manter a vista da Baía de Todos os Santos, exigência legal da época. Os pilares do prédio chamam a atenção: têm um formato de Y. Como se não bastasse, um painel de pedras portuguesas assinado por Juarez Paraíso está na frente do prédio desde 78.
Década: 70.


Edf. Pedra do Sol - Largo da Vitória
Foi o primeiro prédio de alto luxo construído em Salvador. A garagem foi projetada considerando o maior carro da época, o Ford Landau. O prédio possui um apartamento por andar e foi construído pelo arquiteto Alvarez Pontual. Depois de sua construção, uma lei obrigava que os prédios da Vitória expusessem obras de arte em suas fachadas. Uma escultura assinada por Lênio Braga fica na lateral do prédio até hoje. Década: 70



Edf. Vitória Tower - Corredor da Vitória
Quem passa na frente já nota uma diferença: na frente do prédio moderno, um sobrado. Se trata da Casa Branca soteropolitana. O projeto da Casa Branca dos Estados Unidos foi trazido para cá e executado pelo arquiteto Norberto Odebrecht, pela construtora Odebrecht..



Edf Marte - Corredor da Vitória
 Esse prédio era um dos mais altos da época, foi construído logo após a liberação de construção de prédios altos, na época. A ideia do arquiteto foi fazer o máximo de apartamentos possível. São três torres e três apartamentos por andar. Década: 80.



Edf Delmar e Edf Delrio - Corredor da Vitória
Construídos pelos arquitetos Emmanuel Berbert e José Álvaro Peixoto, que também assinam a Rodoviária de Salvador, os dois prédios compartilhavam a primeira piscina semi-olímpica da capital. Atualmente, a piscina fica com o Delmar. Década: 60.



Manoel Victorino - Corredor da Vitória
 O projeto do prédio foi premiado na bienal de arquitetura de São Paulo, obra do arquiteto Bina Fonyat, que tambem projetou o Teatro Castro Alves. As plantas são em formato de lâmina. São 6 apartamento por torre. Década: 60



Edf Maíza - Corredor da Vitória
Primeiro edifício residencial do Corredor da Vitória, construído por Arezo da Fonseca. Possui a estrutura de “casas empilhadas”, são apenas 2 apartamentos por andar. Mariza é o nome da esposa do construtor do prédio. Década: 30.



Edf. Palácio da Assembleia
Construído no local em que a Assembleia Legislativa da Bahia ficava. Tem o estilo brutalista, que parece que a obra ficou “inacabada” e foi feito por um escritório de arquitetura carioca. Década: 70.



Comendador Antônio Valério
A varanda que corta o prédio inteiro chama a atenção de quem passa. Projeto de Berbert Peixoto tem uma estrutura básica de lâmina. São quatro apartamentos por andar. Década: 60.