quarta-feira, 6 de março de 2019

CONSTRUINDO UMA ESTUFA (ESTUFA DE QUINTAL)

Você quer produzir os maiores tomates da sua vizinhança na próxima estação? Precisa de um lugar para as suas orquídeas passarem o inverno? Ou adora a ideia de ter as suas próprias flores desabrochando o ano todo? Se respondeu afirmativamente a qualquer uma das perguntas anteriores, uma estufa de quintal pode ser a opção certa para você.
Construir a sua própria estufa no passado podia ser um processo difícil, que requeria complicados planos de construção, materiais caros e assistência profissional. Agora, com a vasta disponibilidade de kits pré-fabricados, o processo é mais fácil e mais acessível. O tamanho de estufa mais popular é de 2,4 m por 1,8 m, provavelmente por não requerer um alicerce vertido.
Seja qual for o tamanho, colocar uma estufa para que ela receba luz forte o suficiente e esteja em proporção com resto da propriedade é uma consideração importante quando se pensa na adição de uma estufa. Ao planejar ter uma estufa, uma das primeiras perguntas que você deve fazer é: quantos tipos de plantas eu irei manter? As variedades de plantas que você escolher irá determinar o quão aquecida a estufa terá de estar no inverno, e até certo grau, o quão grande ela precisará ser. Isso e o clima de sua área lhe darão uma ideia do quanto de calor suplementar a estufa irá precisar para manter suas plantas a uma temperatura segura mínima.
Outra preocupação é o tempo disponível para manutenção. Ventilação, aquecimento e sistemas de irrigação automatizados podem facilitar bastante a manutenção das plantas, mas a um certo custo.
Para fazer os sistemas automatizados funcionarem, é preciso uma fonte de energia e qualquer sistema de entrega de água requer acesso a uma linha de água ou tanque capacitador de água. Alguns estilos de estufa são modulares e podem crescer com você. Dessa forma, você pode começar pequeno e expandir.
Unidades modulares também são boas para aplicações mistas. Você pode manter plantas em seções diferentes da estufa, separadas por um divisor. Se a exibição de plantas para impressionar for um dos seus principais objetivos, um conservatório ou solário podem ser as melhores opções, porém, eles são mais caros do que as estufas simples.