sábado, 23 de março de 2019

ARQUITETANDO COM THELMA: POLTRONAS ATEMPORAIS!

Decoração é como a moda, o que está em alta hoje pode ficar ultrapassado em alguns anos. Quando dizemos que uma peça é “de design”, significa que é uma peça moderna, atemporal, desenhada entre 1920 e 1970 e que já virou um clássico da decoração.

Poltronas LC2 e LC3 - Desenhado por Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand em 1928, elas fazem parte da série “Grand Confort”. As peças foram divididas em duas categorias: LC2 ou “Le Petit Modèle”, que são mais compactas, e LC3 ou “Grand Modèle”, maiores e mais robustas.


Poltrona WombModelo criado por Eero Saarinen em 1947, foi desenvolvido para sua amiga designer Florence Knoll, com objetivo de satisfazer sua proposta, uma cadeira reconfortante, que trouxesse um ar de aconchego materno. A tradução bruta de seu nome (womb chair), significa ventre materno. Esta poltrona, inovou e trouxe muito conforto para os lares norte americanos nos anos 40. É uma ótima escolha de um clássico, que pode ser utilizado em qualquer local, trazendo um ar de contemporaneidade. Dimensões: Largura: 102cm | Profundidade: 82cm | Altura: 90cm | Altura do assento: 40cm.


Poltrona Barcelona - Desenhada por Mies Van der Rohe Lilly Reich para o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona de 1929, para servir de trono Rei Alfonso XIII e sua esposa Ena. É majestosa acabou sendo muito utilizada em ambientes corporativos e recepções, entretanto não deixa de render charme e elegância ao espaço casa também.


The Egg -  Desenhada pelo arquiteto e decorador Arne Jacobsen, em 1958. Ele projetou o Hotel Royal SAS de Copenhague, e criou a cadeira especialmente para o hotel. A poltrona recebeu este nome devido a sua geometria, parecida com um ovo. É um dos projetos mais conhecidos do profissional e símbolo de sofisticação urbana. 


Poltrona Vladimir Kagan - Criada em 1950, por Vladimir Kagan, é uma peça clássica e seu design e elegância são valorizados em decorações residenciais ou comerciais; ideal para ambientes sofisticados ou clássicos. Ter uma Poltrona Anos 50 em casa ou no escritório é sinal de extremo bom gosto e sofisticação, cai bem em ambientes com linhas retas e modernos. Poltrona VK ajuda a deixar o ambiente acolhedor e lhe dá identidade.

Poltrona Swan (ou Cisne) - Projetada por Arne Jacobsen (1958) para os lounges do hotel dinamarquês Royal SAS. Seu desenho foi o resultado da pesquisa sobre as formas fluidas e curvas.




Poltrona Wassily - Projetada em 1925 pelo arquiteto e designer norte-americano Marcel Breuer, é o grande clássico da sua produção. Dizem que Breuer inspirou-se na estrutura de uma bicicleta para criar a poltrona de aço tubular. Ela também integrava o projeto de interiores do apartamento do pintor Wassily Kandinsky.