sexta-feira, 7 de maio de 2021

COMO MONTAR SUA PRÓPRIA ESTANTE DE LIVROS




É verdade que estamos numa era tecnológica. Mas muita gente ainda possui o hábito de ler livros físicos. Assim, é fundamental ter um espacinho da decoração destinado a alocá-los. Para isso, nada melhor que uma estante.

Na verdade, não apenas para livros, uma estante em casa é sempre uma maneira muito eficaz para organizar um espaço, podendo ser utilizada para diversas finalidades, inclusive na construção de uma identidade da casa.

POR QUE OPTAR POR UMA ESTANTE?
Pensando na arquitetura de interiores como uma forma de criar um ambiente atemporal, que não “saia de moda” tão facilmente – que realmente faça sentido em inúmeros contextos – as estantes são ideais na composição de um ambiente.

Outro fator a se pensar é a grande suscetibilidade – até mesmo uma necessidade – que grande parte das pessoas tem em modificar os ambientes da casa, de acordo com a sua variação de humor ao longo do tempo. Optar por móveis que podem ser posicionados em diferentes lugares da casa – o que móveis embutidos, por exemplo, nem sempre proporcionam – é uma boa ideia.

Além da versatilidade e da facilidade de uso que uma estante proporciona, ela pode ser ideal para as pessoas que aderem à prática do DIY – Do It Yourself, que, em português, significa “faça você mesmo”, que nada mais é do que a prática de construir os próprios móveis, seja a partir de novos componentes ou reaproveitando-os.

Por último, as estantes contam com uma grande variedade de materiais que podem ser utilizados para montá-las. Entre esses materiais está madeira, pallets, caixotes de feira, gesso, vidro, aço e MDF.

VANTAGENS DO MDF
O modelo mais tradicional de móvel é o feito em MDF, sem dúvidas. Além de serem mais leves e facilmente adaptáveis no que diz respeito a cores e modelos, os móveis em MDF costumam ter um preço mais acessível.

Outras vantagens do MDF são sua superfície que além de lisa recebe bem a pintura, sua maleabilidade para cortes, fácil de ser utilizada em acabamentos, estabilidade, pode receber verniz, é resistente à variação de temperatura, entre outros benefícios.

O MDF também é perfeito para combinar com qualquer estilo, pois a partir dele pode-se criar diversos formatos de móveis, em diversas tonalidades, já que ele é revestido de uma chapa que pode ser estampada com diferentes cores e texturas.


COMO MONTAR UMA ESTANTE EM MDF VOCÊ MESMO?

1. PLACAS DE MDF
Em primeiro lugar, você precisa adquirir as placas de MDF para construir o seu móvel. É muito importante definir previamente o seu tamanho, para que você tenha as medidas ideais para o espaço que será ocupado. Elas podem ter desde 60 cm de largura até 2 metros, e até mais, dependendo da necessidade de cada um.

Normalmente, as placas já vêm revestidas na parte de cima, seja em uma cor lisa ou “simulando” uma estampa de madeira. Escolha a que melhor combina com seu ambiente, dentro da paleta de cores do espaço. Cores neutras e fáceis de se combinarem são as melhores e mais indicadas.
No caso de uma estante convencional, você precisará de duas placas mais altas que as outras, que serão utilizadas nas laterais, definindo a altura do móvel; e as placas que farão as prateleiras no “meio” dele.

Também é possível criar diferentes tipos de estantes, compostas por nichos, por exemplo. Nelas, você poderá utilizar chapas com o mesmo tamanho, para compor quadrados ou outras formas, e até mesmo em tamanhos diferentes para formar retângulos.

2. UNINDO AS PLACAS
Para começar a construir, você precisará unir as placas. Nessa etapa, caso construa uma estante convencional, você precisará marcar nas chapas maiores a posição em que ficarão as prateleiras, tomando o cuidado para que todas tenham a mesma distância e fiquem retas.

Depois disso, utilize cola de madeira para fixar as chapas menores nas chapas das laterais. Em seguida, será necessário reforçá-las com parafusos, para que garantir que ficarão bem presas e darão sustentação para quaisquer objetos que você colocar nelas.

Caso você construa uma estante composta por nichos, basta repetir o mesmo processo de unir as chapas e parafusá-las. A única diferença será na parte final, em que será necessário encaixar os nichos e parafusá-los uns nos outros, formando um conjunto único.

É muito importante que o processo seja feito com cuidado, para que tudo fique bem preso e firme, de modo que os seus livros – ou outros objetos – não façam a estante se desmanchar.

Também é possível colocar portas em alguns lugares da estante. Nesse caso, basta comprar uma ou mais chapas, nas medidas necessárias, e instalar dobradiças, para poder incluir a porta em algum cantinho.

3. ACABAMENTOS
Quando se inicia a montagem de um móvel sozinho, as placas de MDF costumam vir sem acabamento nas bordas, deixando o MDF à vista nesses cantinhos, o que pode desvalorizar - e muito - a aparência do seu móvel.

Algumas pessoas costumam pintar essas bordas, para garantir que elas fiquem combinando com o resto do móvel. Porém, apenas a tinta não é suficiente para proteger o MDF de entrar em contato com a umidade. Assim, ele pode ser mais facilmente danificado, diminuindo o “tempo de vida” da sua estante.

O recomendado é utilizar as chamadas Fitas de Borda para dar o acabamento correto. Elas também podem ser estampadas, e texturizadas, entrando em ainda mais conformidade com o seu móvel e ambiente. As fitas de borda podem ser aplicadas com cola de contato, e são super fáceis de ser utilizadas.

O ideal é optar por uma fita de borda produzida especialmente para a estampa da chapa da sua placa de MDF, para que seja realmente 100% compatível e fiel ao desenho dela, de modo que não tenha uma “quebra” no design. Isso é possível quando se escolhe uma fita de borda impressa digitalmente, como as produzidas pela EB3 Fitas de Borda, por exemplo.

4. DECORAÇÃO E CUIDADOS FINAIS
Depois de montada, sua estante só precisará ser decorada, seja com livros, seja com outros utensílios, e receber os cuidados necessários.

Um dos cuidados que pode ser necessário à estante – especialmente se for destinada aos livros – é o reforço das prateleiras. Você pode fazer isso com a instalação de uma mão francesa, por exemplo, caso vá colocar muito peso sobre ela.

Além disso, evite expor o móvel à umidade e aos raios solares, para aumentar sua durabilidade. Para fazer a sua limpeza, utilize um pano macio e levemente umedecido com água e sabão neutro, conforme a indicação da ABIPA – Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira.

Normalmente, um móvel de MDF feito em casa não dá muito trabalho e possui um baixo custo. Vale à pena testar!