sábado, 29 de maio de 2021

ARQUITETANDO COM THELMA - VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS MOVEIS PLANEJADOS!

Wilson Navarro me pergunta das vantagens e desvantagens de contratar moveis planejados para seu apartamento. Abaixo exponho os dois lados da moeda e deixo a decisão com você, meu querido seguidor.


Vantagens dos móveis planejados
Ao planejar um ambiente, é possível que as cores dos móveis que você encontrou não atendam exatamente ao que gostaria — ou pode ser que as dimensões não sejam as esperadas. Você também pode ter uma necessidade de características muito específicas de ergonomia para o mobiliário, como acontece com pessoas altas ou baixas, que podem ter dificuldade para utilizar os móveis padronizados do mercado.
Para qualquer uma das situações relatadas, os móveis planejados trazem a solução, pois eles podem ser personalizados de forma a atender àquilo que você e sua família precisam.

Alta qualidade
Um móvel construído especialmente para um projeto, normalmente, tem qualidade superior àqueles fabricados em grande quantidade. Isso se deve muito pela atenção individualizada a cada detalhe.

Além disso, as empresas de móveis planejados costumam ter acesso a materiais — ferragens e dobradiças, por exemplo — modernos e de extrema durabilidade, o que é um ótimo ponto a favor.

Relação custo-benefício
À primeira vista, e dada a diferença de preço, se comparado com móveis prontos, o valor dos móveis planejados parecem bastante altos.

No entanto, é importante considerar a qualidade, a durabilidade e o acabamento superior para perceber que vale a pena investir em um produto diferenciado agora e evitar transtornos e gastos futuros.


Desvantagens dos móveis planejados

Prazo de entrega
Por serem produzidos sob encomenda, esses móveis levam mais tempo para serem entregues. Assim, caso você tenha urgência, eles não são a melhor opção. No entanto, é importante considerar o tempo de manufatura — e um eventual atraso — no cronograma de uma reforma, para evitar possíveis transtornos.

Alto custo
Móveis planejados podem representar um custo elevado para um imóvel, mas, como mencionado, ainda mantêm uma boa relação custo-benefício.

A grande diversidade de acabamentos especiais pode onerar seu orçamento para esse fim. Então, é bom avaliar bem a necessidade de inclui-los em seus ambientes.