(José Mário Andrello)
A saúde de uma construção precisa receber exames e check-ups periódicos, com consultas a profissionais habilitados para solucionar os problemas, da mesma maneira como se procura um médico para fazer check-up da nossa saúde.
Em épocas de chuva, como é o caso do verão aqui no Brasil, a ação da água nos materiais de acabamento de uma construção e na própria estrutura do prédio, causa sérios problemas de degradação e necessidade de se fazer manutenção. Via de regra, como sinais de que há problemas de infiltrações e, ou de vazamentos, começam a aparecer pequenos pontos de umidade com manchas e de laminação de revestimentos, que se não receberem a devida atenção podem trazer grandes prejuízos financeiros e de saúde a uma obra.
Normalmente, síndicos, administradores e proprietários não têm noção da extensão dos danos que os vazamentos trazem a longo prazo. Para evitar os danos e incômodos, é aconselhável fazer inspeções de rotina e tomar providências de reparação periodicamente. Ou seja, fazer um check-up.
O mais correto nessa situação é procurar um especialista em patologia de obras civis e impermeabilização. E engana-se quem imagina que estes profissionais apenas cuidam da parte estética de uma edificação. Com conhecimento profundo, eles conseguem prescrever os procedimentos de terapia e impermeabilização de maneira a sanar os danos e as manifestações patológicas que a obra apresente.
Aqui no IBI trabalhamos intensamente para formar e capacitar o maior número de profissionais para levar informação correta aos usuários, bem como, indicar os melhores caminhos para que a durabilidade de uma obra seja a maior possível. E garantimos que o investimento vale a pena, pois uma obra sem impermeabilização correta pode demonstrar problemas em 3 ou 4 anos, enquanto uma obra pensada para evitar umidade pode se manter saudável por mais de 10 anos. Na prática, este trabalho traz economia e oferece mais segurança e conforto aos usuários.
José Mário Andrello é Coordenador da Câmara de Projetistas do IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização.