Esta residência está localizada em um terreno de 3500 metros quadrados densamente arborizado no município de São Roque, nas cercanias de São Paulo capital. O terreno oferece um espaço privilegiado, semelhante a um anfiteatro natural que tem acesso pela parte alta. Os arquitetos optaram por um programa que respeitou e aproveitou essas características naturais.
A casa partiu de uma plataforma de concreto armado que foi cortada e dobrada para se amoldar melhor ao terreno. Essa estrutura criou ainda espaços para usos distintos. Na parte leste há o acesso principal da casa, conectado ao estacionamento. Já na parte oeste, foram instaladas a piscina e área de lazer.
Entre esses dois espaços que os arquitetos denominam “asas” há um grande volume de concreto aparente onde estão localizados os ambientes de estar e a cozinha, que são integrados.
Dividido em dois pavimentos, este volume tem na sua porção superior, a área íntima da casa com três quartos ao norte e a suíte do casal ao sul, separado por uma claraboia de vidro que percorre todo o bloco no sentido da sua largura. O projeto foi selecionado para exposição no “Panorama Emergente Iberoamericano” na IV Bienal Iberoamericana de Arquitetura de 2004, em Lima no Peru.
Ficha técnica:
Local: São Roque-SP
Ano: 2001/2003
Área: 3500 m² terreno - 400 m² construída
Número de pavimentos: 2
Projeto de arquitetura: Vinícius Andrade e Marcelo Morettin
Fotos: Nelson Kon
Fonte: www.anualdesign.com.br