Em um recente levantamento realizado pela companhia britânica Quacquarelli Symonds, especializada em educação e pesquisa, quatro universidades brasileiras figuram entre as dez melhores da América Latina. A instituição que lidera a lista é a Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Entre as instituições brasileiras, a melhor colocada é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocupa o segundo lugar geral e pela primeira vez ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP), classificada em terceiro lugar. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupa a sétima posição, enquanto que a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ficou com o décimo lugar.
“Outras escolas de ensino superior do Brasil também ficaram mais próximas do top 10, como a Universidade Federal de Minas Gerais, que passou do 14ª para o 11ª lugar, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da 15ª para a 13ª, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da 16ª para a 14ª posição”, afirmou Ben Sowter, diretor de pesquisa da QS. As instituições brasileiras dominaram, de modo geral, o levantamento, disse Sowter, com 83 das 385 universidades analisadas.
A pesquisa da QS avalia o desempenho de cada instituição a partir de sete indicadores que incluem, entre outros, reputação acadêmica, reputação entre empregadores e citações em artigos acadêmicos.
Veja a lista completa das 10 melhores universidades da América Latina, a seguir:
- Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Nacional Autônoma do México (Unam)
- Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey
- Universidade do Chile
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade dos Andes
- Universidade de Buenos Aires
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)