Olá, André Camargo, a área embaixo da escada pode sim ser transformada em um pequeno jardim e esse espaço fica valorizado com essa ideia simples, fácil de executar e muito valorizada em projetos pós modernos para interiores.
Para criar o jardim interno nada de plantas de raízes profundas, elas buscam espaço para se desenvolver e podem com isso perfurar o piso. Há formas de conter o crescimento, como usando manilhas de concretos, mas tal estrutura não é indicada para reforma em uma casa pronta, apenas jardins. O ideal para jardim interno é uma planta com crescimento curto, possivelmente em vasos por conta do espaço limitado.
Ao planejar seu jardim interno é preciso ficar atento não apenas aos custos e mão de obra da montagem, mas também da manutenção. São necessárias regagens constantes e podem ser diárias dependendo da planta, além da manutenção e poda constante tanto para a saúde como visual das plantas e sujeira na casa com folhas mortas. É necessário um compromisso para manter o jardim lindo, e isso requer tempo e uma mão de obra qualificada.