sábado, 17 de outubro de 2015

MUSEU SOLOMON R. GUGGENHEIN - NOVA YORK (EUA)

Tendo desde o inicio a ambição de criar uma nova arquitectura, independente dos estilos tradicionais, o arquiteto Frak Lloyd Wright criou a sede do Museu Guggenhein em Nova York.


(Foto de uma das etapas da construção no ano de 1957)
O Museu Guggenhein em Nova York inaugurou em outubro de 1959, após 16 anos de mudanças no projeto original. É uma construção singular para a época em que a moda era usar vidro e o único trabalho de Frank Lloyd Wright em Nova York.
A concepção de uma espiral-rampa no centro da construção visou a utilização de iluminação natural central e também a visualização de toda a construção no seu interior, funcionando ao mesmo tempo como apoio da estrutura em si. Uma construção simples, bonita e eficiente.
O Museu Solomon R. Guggenheim abriga uma rica coleção de arte moderna e contemporânea e é, ele mesmo, uma obra-prima, criada por Frank Lloyd Wright.
O visitante sobe a grande rampa em espiral ou sobe de elevador e desce a espiral até o térreo vendo obras magníficas de artistas do século 19 até a atualidade, como Chagall, Kandinsky, Klee, Léger, Miró, Picasso e van Gogh.
Com sua arquitetura moderna, um primor para os olhos. Imagino o frisson que causou sua inauguração, numa cidade sitiada de torres de aço e vidro, de linhas monótonas.

(Vista do hall de entrada do museu)

Este belo museu, seja pelo magnífico acervo, seja pela estupenda localização e maravilhosa arquitetura merece uma visita quando se vai a Nova Iorque, localizado no badalado Upper East Side, na Quinta Avenida, esquina com a rua 89. Ao saír dele não esqueça de comer um cachorro quente típico em um dos bancos do Central Park, de frente para a obra prima de Wright, vai sentir um prazer inesquecível.
(Piso do hall de entrada)

O Museu ainda conta com um Café e loja, com ítens que reproduzem as obras ali expostas. 5th Avenida com Rua 89. Aberto de sábado a quarta-feira, das 10 às 5:45, às sextas, de 10 às 7:45; fecha às quintas-feiras. Como chegar: metrô 4, 5 ou 6 até Rua 86; ônibus M1, M2, M3 e M4, na Madison ou Quinta Avenida. Adultos:$18; grátis para menores de 12 anos. Ingressos podem ser comprados on line em www.ticketweb.com
http://www.guggenheim.org/