quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ESCADAS

Quer reformar a escada da sua casa? Ou vai construir uma casa com dois pavimentos? Use e abuse da criatividade. A escada pode ser o grande problema ou a grande solução da sua obra/reforma. Planeje e escolha qual o material (madeira, vidro, metal, pedra), e o tipo de escada que você quer.
Essa escada foi a do meu primero post, não poderia faltar aqui, é uma escada em madeira, com apoio central, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi para o Museu de Arte Sacra (Av. do Contorno, s/nº - Salvador / Bahia)

Que tal um tipo clássico de escada? uma escada que interliga um piso ao outro. Este tipo de escada precisa de ser um pouco larga (80 cm mínimo) para deixar passar móveis e outros tipos de objetos grandes.

Pense bem se a escada irá ajudar ou atrapalhar sua vida. Você terá de ter pique para subir e descer quantas vêzes for preciso ao dia. Dependendo da funcionalidade da dependência que fica na parte superior, essa subida e descida pode ser fatal.
Escada em Alvenaria é rara hoje em dia, pela falta de praticidade na hora de construir, só é usada em lugares onde já existem paredes e estruturas construídas e não podem ser removidas. Quando a escada fica entre duas paredes, também é recomendável usar a alvenaria. Para aproveitar o espaço, construa um espaço embaixo dela que pode ser usado como despensa, casa de gás ou lixo. A criatividade é quem manda.

Escada divertida, que pode também ser usada como um tobogâ.
Para o material, deve-se pensar na durabilidade. A madeira é o material perfeito para este tipo de escada, que você pode usar os degraus como sapateira ou armário. Aliás, com este material é possível personalizar com pinturas.

Para calcular as medidas da escada (altura dos degraus, quantidade de patamares, inclinação e etc) o melhor a fazer é contratar um profissional habilitado para não ter dores de cabeça.


Escada reta com patamar é longa e depende de uma "virada" para chegar ao seu destino pode ser feita com patamar, que auxilia no descanso e na inclinação do ângulo onde terminam os degraus. O patamar pode ser ótimo canto para vasos, quadros e artes em geral, dando um clima mais leve à escada.
Existem muitos acessórios para revestir, decorar e complementar uma escada. Gradis e corrimão são elementos que compõem e dão vida. Verifique o estilo da sua casa antes de tomar uma decisão.
Escada não deve ficar perto de portas, principalmente de banheiros. Mais de uma escada na casa também não é indicado. Escada pode ser escura, em contrapartida para amenizar e dar leveza é recomendável instalar uma lâmpada ou pontos de luz como tijolos transparentes e clarabóia.
Se você tem pouco espaço, use a escada em espiral (também chamada de caracol), apesar de não ser cômoda para o dia-a-dia. Seus degraus curtos e altos podem causar dificuldades ao subir. As pessoas altas podem ter problemas. Ideal para sotão e locais pouco usuais. Não é recomendada para ser utilizada por crianças e idosos. Para elas que tal usar escada reta, com uma curva de 90 ou 180 graus, mas não mais que isso, evita acidentes.
Escada reta são mais confortáveis para a subida. Geralmente possuem degraus menores e possuem uma leve descida e subida. No entanto ocupa mais espaço e precisa de uma distância entre seu início e fim.
Escada Circular, sem ter a agressividade da escada do tipo caracol, tem o mesmo objetivo dos patamares, a inclinação para se chegar ao destino. Os degraus são suaves e levemente circulares para favorecer a subida.

O estilo da escada, se ela vai ser reta, circular, em caracol, se vai aproveitar as paredes e estrutura pré-existentes (em caso de reforma), o material mais indicado, essas coisas tem que ser pensada na hora de reformar ou construir uma escada. O melhor a fazer é pedir conselhos aos profissionais da área de arquitetura para que com a experiência deles, você encontre a escadaria ideal para sua casa e para você que terá de ter pernas para as muitas subidas e descidas no dia-a-dia. Pense nisso.