Foi inaugurado em Londres o primeiro hotel europeu construído com contêineres. Localizado no bairro de Uxbridge, leste de Londres, tem 120 quartos e foi montado em 20 dias com 86 contêineres. O projeto é da rede hoteleira Travelodge, a técnica de construção modular foi desenvolvida pela empresa britânica Verbus Systems, mas cada contêiner foi preparado e importado da China. As peças de aço são equipadas com todas as divisões e instalações hidráulicas e elétricas - inclusive com banheiros - antes de serem importados para o Reino Unido.
O edíficio foi montado com dois tamanhos de contêineres ¿ um para os quartos de casal, que mede 5 x 3 metros e outro para quartos triplos, com medida de 3,5 x6 m.
O prédio foi levantado em velocidade recorde encaixando um amontoado de caixões. A técnica será aplicada em outras áreas como as moradia sociais tipo “Cingapuras”, esse tipo de construção modular é vantajoso para a indústria de turismo por que reduz os custos de construção além de reduzir o tempo das obras de maneira significativa.
Além desta obra já finalizada, a empresa está construindo outro hotel, com 307 quartos, na região próxima do aeroporto internacional de Heathrow, em Londres. As obras começaram em janeiro e deverão ser finalizadas até dezembro.
Morar em caixas para transporte de material foi sempre um sinal de miséria acentuada. Mas agora a ditadura da moda impõe como bonito este estilo “miserabilista”. Vamos ver se vai baratear os preços das acomodações.