Conseguir comprar a própria casa, ter um imóvel para chamar de seu e finalmente fugir do aluguel é uma das principais metas na vida de muitas famílias. Muitas vezes, o imóvel mais em conta e possível de ser comprado é antigo, com azulejos fora de moda e acabamentos que ninguém mais usa. Falta grana para reformar tudo. Aí a gente pega um sofá da casa da avó, ganha um jogo de pratos da casa da mãe e essa história toda se mistura com aquela luminária moderninha que você tanto lutou para comprar. É o que alguns chamam de estilo eclético: valorização do retrô, sua mistura com peças clássicas e contemporâneas de design e muita criatividade na decoração para misturar tudo isso. Então relaxe, use essa cara de imóvel antigo a seu favor e gaste seu rico dinheirinho com outras coisas mais importantes.
Veja abaixo o exemplo de um casal de Boston (EUA), que comprou essa casinha antiga e aos poucos foi transformando cada cômodo em um espaço cheio de estilo, cores e com muito aconchego.
A sala fica em um nível abaixo dos outros cômodos e funciona como um centro de integração entre outros ambientes, como a cozinha e o escritório. A estrutura não foi modificada. O piso de pedra foi mantido, as paredes de tijolinho também. Mas o tom escuro dos tijolos ganhou mais luz quando eles foram pintados de branco. Um toque mais moderno ficou por conta de peças coloridas, como a cadeira com estofado de listras, as almofadas e o aguayo que cobre o sofá. Vocês lembram que esse é um dos objetos que mostramos aqui na sessão #52 objetos?
Na sala de jantar, o quadro com uma pintura tradicional, que retrata a pose de uma mulher, se mistura a obras mais contemporâneas. As caixas de fundo colorido formam um desenho desestruturado na parede. Interessante o recurso de usar cadeiras diferentes (algumas de design), pintar uma ou duas com tons coloridos, e manter a ideia de espalhar toques de cor pelo ambiente.
Repare também na maneira inesperada que a mesa foi arrumada, na diagonal. Dessa forma, ela ajuda a liberar espaço para a circulação e cria um ambiente cheio de movimento.
A fotografia mais atual ganha uma moldura de séculos passados. A luminária, o carrinho de bebidas e o rádio são peças antigas que ajudam a criar essa atmosfera de valorização de antiguidades.
No quarto prevalecem as cores intensas e estampas exageradas. O edredon preto e branco faz um jogo interessante com almofadas que trabalham as mesmas cores, só que com estampa diferente. A monotonia das cores é totalmente quebrada com a alegria da mesa de cabeceira de anão. A peça de design foi criada por Philippe Starck.
Os ladrilhos hidráulicos no banheiro foram preservados. Repare no pequeno deck de madeira no chão, ao redor da banheira.