Pois é meu bem, é possível ter temperos sempre à mão em casa, ainda que não disponha de muito espaço ou de recursos financeiros. Essa é a ideia que o designer Marcelo Rosenbaum executou em um quadro de um programa de televisão, reaproveitando embalagens de refrigerante, montando um jardim vertical criativo e sustentável.
O designer aproveitou o muro do corredor de uma casa, no bairro Itaim Paulista (São Paulo - SP), para criar uma horta vertical. No lugar de vasos, foram utilizadas embalagens de refrigerantes, recortadas e penduradas com cordinhas.
“A garrafa PET é uma invenção que deu certo em termos econômicos, mas vem trazendo uma dor de cabeça quando pensamos na enorme degradação do meio ambiente causada por ela. Esta é uma forma popular de se apropriar de técnicas já existentes sustentáveis, viáveis e econômicas” - diz Rosenbaum.
MATERIAL:
- Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa;
- Tesoura
- Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame
- Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PE
- Terra
- Muda de planta
MODO DE FAZER:
Corte a garrafa PET, como na foto acima.
As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. A idéia é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para montar hortas em casas, apartamentos ou mesmo no local de trabalho. É uma forma popular de se apropriar de técnicas já existentes sustentáveis, viáveis e econômicas.