quarta-feira, 17 de março de 2010

BIBLIOTECA SÃO PAULO - SÃO PAULO (SP) / BRASIL

Foi inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca São Paulo, com um área construída de 4.257 m², projeto do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, é onde funcionava a Penitênciaria do Carandiru, prisão que ficou famosa pela morte de 111 presos em 1992
Localizaçaõ: zona norte de São Paulo (SP - Brasil), dentro do Parque da Juventude - Av. Cruzeiro do Sul, 2630 (Santana), Funcionamento: 3ª a 6ª feira, das 9:00 às 21:00hs; sábado, domingo e feriado das 9:00 às 19:00hs. Entrada franca.
Todo o andar térreo está divido em alas para três faixas etárias: de zero a três anos, de quatro a 11 anos e de 12 a 17 anos. Essas áreas tem poltronas coloridas e pufes que dividem espaço com estantes baixas, projetadas sob medida, nas quais livros, discos e filmes ficam misturados e expostos diretamente ao público.

Fica próxima ao metrô, com um café para atrair quem passa.
Conta com umavaranda espaçosa para shows e saraus e um auditório.

O investimento foi de R$ 12,5 milhões, esse novo espaço cultural é adaptado para pessoas com deficiência e tem o conceito das grandes livrarias para atrair leitores.
Usuários cegos tem mil títulos de “audiobooks”, equipamento que é capaz de transpor obras literárias convencionais para faixas de áudio ou placas em braille.
                             
Conta com um acêrvo de 30 mil livros, com programação de cursos e oficinas, voltada também para temas que não estão ligados à literatura.
Além de dispor de outras mídias, CDs e DVDs, a biblioteca tem estrutura acessível e preparada para atender pessoas com deficiência.

Mesas reguláveis, se adaptam a qualquer tamanho de cadeira de rodas, folheadores automáticos de páginas, para aqueles que perderam os movimentos das mãos, e também computadores adaptados.
Computadores, com livre acesso à internet, muitos jogos eletrônicose, e um aparelho Kindle (livro digital) para atrair quem não esta acostumado com a leitura.