O arquiteto paranaense David Libeskind, radicado em São Paulo desde 1953, foi responsável por um dos mais importantes ícones da capital paulista, o projeto do Conjunto Nacional.
Construído no ano de 1958, na Avenida Paulista, 2.073 (São Paulo - SP / Brasil.
O conjunto tem 3 torres com 25 andares cada (duas alas comerciais e uma ala residencial), 450 unidades 800 vagas de estacionamento, numa área de 14.600 m2 e com uma área construída de 120.000 m2.
O objetivo inicial do projeto era reunir, no mesmo empreendimento: um hotel e um centro comercial. Projeto audacioso para a época. O Conjunto Nacional foi projetado em duas lâminas, uma horizontal e outra vertical. Ao iniciar as obras, em 1954, foi dada a largada para a futura ocupação comercial da avenida Paulista.
A prefeitura não permitiu a construção de um hotel na Avenida Paulista, então foram realizadas modificações no projeto inicial. O centro de convenções deu lugar ao famoso "Restaurante Fasano", e a lâmina vertical foi transformada em três torres.
Hoje na ala residencial habitam cêrca de 800 pessoas e nas alas comerciais diariamente circulam mais de 20.000 pessoas.
No ano de 1998 foi totalmente restaurado e modernizado, resistindo ao tempo e não entregando seu posto de edifício símbolo da Avenida Paulista.