Quer tornar mais prático o seu dia-a-dia? Quando for reformar ou construir, invista em um dos itens que descrevo abaixo. As opções permitem fazer todo tipo de combinação: aço inox, pedras naturais e sintéticas, madeiras e vidros. Tudo ao gosto do freguês.
** Soluções Apenas Para Cozinhas **
* Aço Inoxidável *
O indicado para pias é o AISI 304, contém pouco ferro e mais níquel, além da composição básica de liga de cromo e carbono. Pode-se fazer tampo, cuba e frontão, sem emendas. Isso, além de dar um efeito uniforme, facilita a limpeza do material. No dia-a-dia, cautela com facas e objetos cortantes, que riscam a superfície, assim como as palhas ou esponjas de aço - com o tempo, abrem espaço para corrosão. Se isso acontecer ou se ela apresentar áreas desgastadas, planeje um polimento, feito por empresas indicadas pelos fabricantes. Outra dica é evitar que soluções salinas fiquem secando sobre a pia, provocando manchas. Para garantir sua longevidade, após o preparo das refeições, limpe com o lado macio da esponja e detergente neutro, jogue água morna e, em seguida, passe um pano seco.

** Soluções para Cozinhas e Banheiros **
* Pedra Sintéticas *
Você pode comprar em lojas de material de construção, revendedores autorizados, nas lojas especializadas, ou na hora que seu arquiteto estiver bolando os projetos da cozinha e dos banheiros ele pode fazer desenho de peças exclusivas.
São também conhecidas como superfície sólida mineral (SSM). Conforme a marca, cada composição recebe um nome fantasia. A combinação de mineral natural e acrílico é chamada Corian (DuPont). O pó de granito com resina foi batizado Moenstone (Moen). Já o Silestone, que é pó de quartzo com granito, leva o mesmo nome da empresa. No caso de mármore ou granito sintético, a matéria-prima é usada por vários fabricantes. Todos eles têm em comum boa resistência a riscos e a acidez dos alimentos - causadores de manchas. Mas panela quente exige cautela. Com exceção do Moenstone, o calor com o tempo desgasta a pedra sintética. Na limpeza, use sabão neutro ou produtos do tipo multiuso.
Limpeza - Todas as placas sintéticas acima citadas, o mármore e granito sintético foram criados para oferecer muita praticidade ao seu dia-a-dia, exigindo um mínimo de cuidados e manutenção. Podem-se usar os produtos de limpeza habituais (detergente, álcool, limpador multiuso, água sanitária, etc.) mas geralmente, apenas sabão, água e uma esponja macia já são suficientes para limpá-los. Para remover pequenos riscos e sujeiras mais difíceis, recomendamos usar o lado áspero da esponja e um limpador abrasivo, se o acabamento for fosco.








* Granito *
O granito é uma rocha formada de três minerais: mica, quartzo e feldspato. É mais duro que o mármore. Tem baixa baixa absorção de água e pouca porosidade. Após instalar a bancada, aplique hidrorrepelentes e faça uma boa vedação nas juntas. A limpeza é simples, em geral, não há necessidade de mais do que um pano úmido, devem ser evitados detergentes, cujos componentes químicos podem corroer alguns minerais.


* Madeira *
Essa opção exige cuidados prévios, quem deseja bancada de madeira deve antes do uso aplicar como acabamento um verniz especial. O verniz impermeabiliza a bancada quando da exposição à umidade e da água da torneira. Caso isso não seja feito, a madeira com o tempo apodrece. As espécies mais indicadas: ipê e teca.


** Soluções Apenas Para Banheiros **
* Mármores *
Os mármores são rochas metamórficas constituídas principalmente por minerais de calcita. São muito porosos, e não devem ser usados em cozinhas, principalmente no manuseio e preparo dos alimentos, em cozinha industrial o ministério da saúde manda retirar imediatamente.
* Vidros *
Nada prático para serem utilizados em cozinhas, engorduram facilmente e arranham com as idas e vindas de pratos e panelas.