A primeira vez que coloquei meus olhos sobre a Torre Eiffel fiquei com falta de ar, não foi pelo tamanho, de perto ela nem parece ser tão grande, mas pela lenda, pelo misticismo que paira no ar no entorno deste monumento. Tenho que voltar para ver de novo essa maravilha após sua reinauguração.
Foi redesenhada a plataforma panorâmica do último andar, e vai ser inaugurada agora em 2009, ano em que a Torre Eiffel completa 120 anos de existência. A ampliação quase que dobra a área acessível ao público para melhorar a vista panorâmica de 360º de Paris, numa *estrutura em Kevler, projeto vencedor foi o do escritório do arquiteto francês David Serero.
A Torre Eiffel foi construída para comemorar o centenário da Revolução Francesa. Foi feito um concurso para escolher o melhor design arquitetônico para um monumento a ser construído no Champ-de-Mars (centro de Paris). Escolhido o engenheiro Gustave Eiffel, com sua torre de estrutura metálica, com 317metros de altura, na época era a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem, estamos falando do ano de 1889.
Considerada hoje como o símbolo de Paris, foi planejada para ficar de pé por apenas 20 anos, quase demolida em 1909, escapou graças ao seu valor como antena de transmissão de rádio, que corresponde aos últimos vinte metros deste monumento.
Atualmente pesa mais de 1.000 toneladas graças as estruturas que foram agregadas a Torre, restaurantes, museus e lojas, melhorando assim sua infra-estrutura no atendimento aos turistas, já que ela é visitada anualmente por mais de 6,9 milhões de pessoas.
Tem pessoas que são superticiosas e holísticas não só no final do ano, quando pulam ondas, comem lentinhas, colocam caroços da româ na carteira... Dizem que: alianças de noivado colocadas embaixo da Torre Eiffel, o amor entre as duas pessoas será eterno, a relação será para sempre. Se nada disso levar a lugar nenhum, mal não deve fazer esse clima de romance no ar. Afinal Paris é a capital do amor.
* Estrutura em Kevler - As fibras aramidas, rendenizadas com arte, são mais conhecidas pelo nome de Kevlar, marca registrada da empresa Dupont, que representam um tipo de fibra derivada do nylon. A cor desta fibra é amarela, podendo ser pigmentada. Usadas como reforço em estruturas de materiais compostos, na área aeroespacial, carros de corrida, construção de barcos e etc. São dez vezes mais resistentes que o aço e quatro vezes mais resistentes que a fibra de vidro. Resiste aos impactos e choques, e evita a propagação de trincas e micro fissuras.